Programação Cata-Bagulho

A Operação Cata-Bagulho promovida pela Prefeitura de São Paulo é uma ação gratuita, sendo realizadas, geralmente aos sábados, por todas as 32 prefeituras regionais. No entanto, a Prefeitura Regional Penha mobiliza uma equipe para realizar essa ação durante toda a semana, de segunda a sexta-feira, permitindo que mais vias sejam atendidas em menos tempo.

As operações são programadas e tem um calendário divulgado no site da Prefeitura Regional que informa dias, vias e horários. O objetivo é impedir que materiais inservíveis como eletrodomésticos, móveis velhos, pedaços de madeira e eletrodomésticos sejam descartados em locais impróprios, como córregos, vias públicas e terrenos baldios.

É importante destacar que a multa por descarte irregular é de R$ 18.420,79, conforme a Lei 13.478/02, o reajuste é anual pela variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo-IPCA.

Para que a ação seja realizada da forma adequada, os munícipes precisam colocar os objetos a serem recolhidos em suas calçadas, a partir das 7h, como restos de madeira, móveis, colchões e ferro à disposição.

Vale lembrar que não serão recolhidos lixo domiciliar, entulho ou material de jardim e poda, nem resíduos industriais e hospitalares.

Caso o cidadão queira pedir que a Operação Cata-Bagulho esteja na sua rua, deverá entrar nos canais de atendimento do 156 (telefone, website ou aplicativo SP156).

2018

2017