Realizada a 3° Pré-Conferência de Juventude Penha / Ermelino Matarazzo

Jovens da Penha e Ermelino Matarazzo reúnem-se para discutir a elaboração de políticas públicas

Aconteceu, no sábado, dia 29 de agosto, no Centro Cultural da Penha, em parceria com a Ocupação Preta, a Pré-Conferência de Juventude da região da Penha e de Ermelino Matarazzo, na qual se discutiu o que está sendo feito na cidade, além de reivindicações e propostas de políticas públicas, que foram levadas para serem discutidas na Conferência Municipal , realizada no Clube Tietê, nos dias 4 e 5 de setembro.

Na ocasião, levantaram-se questões como: a necessidade de instalação de equipamentos de cultura na Vila Matilde; espaços que deem suporte para o desenvolvimento de atividades dos grupos regionais, como forma de incentivo ao aproveitamento de áreas públicas. Também foi mencionada a importância de garantir verba específica para o desenvolvimento de políticas voltadas à juventude e participação mais efetiva dos jovens aos grupos ligados às Subprefeituras, como os Conselhos Participativos.

Os jovens da região também sentiram a necessidade de melhorar a comunicação entre os movimentos de juventude independente de área de atuação, unificando esporte, cultura, educação, e os auxiliares de juventude para que, por meio de uma rede de contatos possam interagir e lutar juntos pelos interesses em comum. Essa teia deverá ser arquitetada pelos auxiliares de juventude das Subprefeituras Penha e Ermelino Matarazzo. A reunião contou com a participação do Coordenador Municipal de Juventude.

A etapa final da Conferência teve como objetivo fazer um balanço das experiências de execução de políticas públicas para a juventude na cidade, bem como apontar os anseios da juventude na sua relação com o espaço urbano. Além disso, as propostas e resoluções da etapa municipal servirão de subsídio para a elaboração do Plano Municipal de Juventude.