14°edição da Noite Odara: Exaltação à cultura negra

Festividades da igreja da Irmandade dos Homens pretos marcam o final de semana no Largo do Rosário

Aconteceu na noite de terça-feira, dia 30 de junho, no Centro Cultural da Penha, a tradicional Noite Odara, que é uma cerimônia de premiação para personalidades negras e locais que se destacam com projetos de grande importância para a região. O evento, em sua 14ª edição, integra parte do conjunto de comemorações festivos da Nª Sª do Rosário e São Benedito da Igreja da Irmandade dos Homens Pretos da Freguesia Penha de França.

Nesse ano, com o tema “Dá licença que eu quero passar”, o mestre de cerimônias Honório Costa conduziu a premiação que corou pessoas como o dr. Maurício Silva Gomes; o diretor geral do carnaval da Vila Matilde, Alexandre Magno; João Acaibe; dona Cida do Beco do Samba; Sandra Campos; e o presidente da Sociedade Negra Paulista, Jean Paulo Silvestre do Nascimento.

Outras homenagens foram feitas por meio de placas ao Subprefeito da Penha; aos representantes do Blog Cultura Leste; ao Grupo Cultural Afro Pombe; a G.R.E.S Vila Dalila; a Câmara do Comércio Brasil e Angola; e ao Projeto do Instituto da Mulher Negra- Promotoras Legais Populares do Gelidés.

A noite foi marcada ainda pela presença do ator João Acaibe que interpretou papéis como Tio Barnabé no Sítio do Pica-Pau Amarelo. E, para prestigiar o evento, ele recitou o poema Navio Negreiro de Castro Alves.

No final das festividades, no dia 2 de julho, foi realizada uma palestra com o tema “Um recado para nossos ancestrais”. O encerramento dos festejos desta edição aconteceu no Largo do Rosário, no domingo, dia 4 de julho, com a Feira Afro e várias apresentações artísticas e musicais.