Subprefeitura Penha reforma galpão em Clube da Comunidade no Jardim Coimbra

Por meio da Coordenadoria de Obras, a Subprefeitura atende antiga reivindicação da comunidade

As obras da primeira fase das obras que estão sendo realizadas no Clube da Comunidade Recreativo Vida Viva do Jardim Coimbra, localizado na rua Max Planck no Jardim Coimbra, começaram em dezembro de 2014. Nelas, estão previstas a construção de banheiros, cozinha, despensa e uma sala para atividades sociais numa área de 72 m². Antes de iniciar o trabalho, a Coordenadoria demoliu metade da cobertura lá existente, que estava comprometida. O valor da obra está calculado em R$ 150 mil, garantido por meio de emendas parlamentar. As obras devem acabar em março do ano corrente.

O Clube foi recentemente contemplado com quadra poliesportiva, instalação de uma ATI (Academia da Terceira Idade) e uma pista de caminhada. Tudo construído por meio de emendas pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME). Na segunda fase, está prevista a construção de um salão multiuso, onde deverão ocorrer atividades em geral, como: aulas de dança, capoeira, cursos e palestras, além de apresentações teatrais e musicais e outras iniciativas culturais.

Segundo a líder comunitária e assistente social, Elizabete da Costa Silva Borges, de 57 anos, o espaço não estava sendo utilizado e havia sido ocupado indevidamente. “Depois de muita luta e perseverança, conseguimos resgatar o espaço para promover atividades culturais e esportivas, especialmente para os idosos do bairro, que não tinham onde fazer caminhada e demais exercícios”, explicou a liderança. A desocupação contou com o total apoio do atual Subprefeito da Penha.

Após as obras, o local, que possui 5 mil m², deverá passar por uma limpeza geral, que contará com o corte do mato. De acordo com Elisabete, o espaço será dividido da seguinte forma: 3 mil m² para construção de infra-estrutura voltada à Saúde e 2 mil m² para ocupação do Centro de Convivência. “O objetivo é, numa segunda fase, construir no local um Centro de Especialidade de Reabilitação IV (SER), uma URSI – Unidade de Referência de Saúde do Idoso ou um Centro de Convivência (CECCO)”, explica Elizabete. Conforme a líder comunitária, “a comunidade tem fé, coragem, perseverança e esperança que o local se transforme num local que proporcione bem estar para a população do bairro, com atividades esportivas, de lazer e recreação”.

Todos esses avanços só estão sendo possíveis devido à mobilização da comunidade que, há seis anos, luta para transformar o antigo CDC em uma unidade de utilidade pública, com ações integrais e integradas voltadas à população idosa. A caminhada conta com o apoio e a participação da Subprefeitura Penha, Secretaria de Saúde (Coordenadoria Leste), vereadora e do Conselho Participativo. A comunidade agradece o empenho do atual Subprefeito, dos dirigentes da Coordenadoria Leste de Saúde e da vereadora Juliana Cardoso que muito contribuíram para a concretização dos projetos da comunidade.