33 Zeladores de Praças assinaram contrato com as Subprefeituras da Zona Leste

O evento é resultado de uma ação intersecretarial que reúne importantes programas da Prefeitura de São Paulo

Nesta quarta-feira, 22 de outubro, 33 zeladores de praça, ligados a 12 Subprefeituras da Zona Leste, assinaram contrato para cuidar de áreas ajardinadas da região pelo período de dois anos. O evento aconteceu no Viveiro da Subprefeitura Penha, localizado na rua Heitor Diniz Campello, 106, no Distrito Cangaíba.

Para o Subprefeito da Penha, “este trabalho é muito importante, por isso os zeladores devem se sentir valorizados, já que manterão preservados locais públicos frequentados por crianças, jovens, adultos e famílias.” O Subprefeito de Sapopemba, disse que “os lugares cuidados pelos zeladores certamente estarão melhores do que estão hoje”. Já o Subprefeito de Guaianases, que é engenheiro agrônomo, o programa propicia visível melhoria no estado das praças e na relação com a comunidade do entorno.

“As pessoas percebem a diferença e acabam elogiando muito o nosso trabalho”, afirmou Marli Aparecida Cardoso Franco, 47 anos, que deixou a reciclagem para atuar na zeladoria da Praça Vereador João Aparecido Paula (Toco), no Distrito Vila Matilde. “Eu acho ótimo, pois gosto de mexer com a terra. A remuneração também é importante, pois o setor de reciclagem, em determinados períodos, cai demais”. Em princípio, a região da Sub Penha, terá quatro praças atendidas: a Vereador João Aparecido Paula (Toco), a Dilva Gomes Martins (Morcegão), Largo do Rosário e também a praça Pe. Leo Morim.

Cartão Postal e Lugar de Convívio

Após a assinatura dos contratos, os zeladores receberam as ferramentas e os uniformes para já começarem o trabalho. Por seis horas diárias, os trabalhadores receberão R$760,20, mais seguro de vida. Três faltas injustificadas elimina o zelador do programa.

Esta iniciativa é resultado de uma ação intersecretarial que reúne importantes programas da Prefeitura de São Paulo: o Praças Mais Cuidadas, lançado no dia 20 de outubro pelo prefeito Fernando Haddad, que prevê a retomada dos serviços de zeladoria em áreas ajardinadas; e o Programa Operação Trabalho, que visa capacitar trabalhadores desempregados, pertencentes a famílias de baixa renda e moradoras do entorno das praças.

Além de transformar as praças em locais mais agradáveis à população, outro serviço será disponibilizado: o WiFi Livre, que permite a conexão gratuita à internet, inclusive para os moradores e comerciantes do entorno. Percebe-se que a esperança é o sentimento marcante para todos os envolvidos nos programas e projetos organizados conjuntamente pelas Secretarias das Subprefeituras, do Trabalho e do Verde e Meio Ambiente. As inscrições para o Programa Zeladores de Praça podem ser feitas nos CATs e na Secretaria do Trabalho.

Confira detalhes dos programas integrados:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/regionais/penha/noticias/?p=52814