Praça de Atendimento da Subprefeitura Penha garante acessibilidade às pessoas surdas, com deficiência auditiva ou surdocegas

A CELIG é um espaço que fornece informações sobre os serviços públicos municipais e acessibilidade de comunicação nos órgãos a ela integrados por meio da interpretação da Língua Brasileira de Sinais – Libras

A Praça de Atendimento da Subprefeitura Penha, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, integra o Projeto Piloto da CELIG (Central de Libras, Intérpretes e Guias-Intérpretes), da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, que permite o acesso à uma Central de Libras, garantindo atendimento profissional habilitado às pessoas surdas, com deficiência auditiva ou surdocegas. Por meio de um microfone, uma webcam e um software de transmissão de vídeo e áudio, e em tempo real, será feita a tradução do atendimento, fornecendo todas as informações solicitadas.

A CELIG faz parte das ações implementadas pela Prefeitura de São Paulo que visam promover a equiparação de oportunidades no acesso à informação e participação de todas as pessoas. De acordo com dados do Censo IBGE (2010), a cidade de São Paulo possui 2,7 milhões de pessoas que se autodeclararam com alguma deficiência.

A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - é um sistema lingüístico legítimo e natural, utilizado pela comunidade surda brasileira, de modalidade gestual-visual e com estrutura gramatical independente da Língua portuguesa falada no Brasil. A LIBRAS possibilita o desenvolvimento lingüístico, social e intelectual daquele que a utiliza enquanto instrumento comunicativo, favorecendo seu acesso ao conhecimento cultural-científico, bem como a integração no grupo social ao qual pertence.

São Paulo Mais Inclusiva

O Plano Municipal de Ações Articuladas para Pessoas com Deficiência, o São Paulo Mais Inclusiva, é uma ferramenta que possui recursos de acessibilidade, como tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras) e compatibilidade com os principais softwares de leitura de tela. Ele assegura uma política pública consolidada que atende as diretrizes estabelecidas na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, incorporada à legislação brasileira com status de emenda constitucional em 2008.

As ações estão alinhadas com o Plano Nacional Viver Sem Limite e estabelecem como prioridade a garantia de um sistema educacional inclusivo, ampliação da participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, expansão do acesso às políticas de assistência social e de combate à extrema pobreza, implementação e qualificação da rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência, e a promoção do acesso, desenvolvimento e inovação em tecnologia assistiva.

Lançado pelo prefeito em dezembro de 2013, o Plano envolve 20 secretarias, sob coordenação das Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, de Governo Municipal, e de Planejamento, Orçamento e Gestão. Suas ações estão divididas em cinco eixos - Acessibilidade; Atenção à Saúde; Acesso à Educação, Cultura e Esporte; Trabalho; e Inclusão Social e Cidadania.