Lapa comemora universalização da coleta seletiva

Secretário de Serviços e presidente da Amlurb e Loga foram recebidos com café da manhã pela Subprefeita da Lapa, autoridades e moradores da região

Nesta terça-feira,14, o secretário de Serviços do Município de São Paulo e o presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) participaram de ato para marcar a ampliação e universalização da coleta seletiva em toda a região da Subprefeitura Lapa.

Estiveram presentes também representantes da Loga, empresa responsável pelo serviço na região, membros do conselho participativo e lideranças comunitárias . O público também teve a oportunidade de conhecer o novo caminhão de coleta, adequado aos resíduos sólidos.

A subprefeita da Lapa destacou a importância do projeto, que integra a série de ações do programa municipal SP Recicla. “A coleta seletiva representa uma mudança de paradigma. As pessoas passam a ter consciência de que são responsáveis pela destinação correta dos resíduos”, afirmou.

Desde o último dia 13, a coleta universalizada já acontece em todas as ruas dos seis distritos da Lapa: Barra Funda, Jaguara, Jaguaré, Vila Leopoldina, Perdizes e Lapa. “Fico muito feliz de fazer parte deste processo, que também vai valorizar o trabalho dos catadores. Podem contar com a gente”, prometeu a Subprefeita.

O presidente da Amlurb pediu a colaboração dos moradores. “Distribuímos panfletos de casa em casa, de apartamento em apartamento, com informações sobre dias de coleta e dicas do manuseio, separação e armazenamento dos resíduos. “Separar os secos dos orgânicos facilita o trabalho dos catadores e permite a melhor comercialização dos resíduos.”

O secretário de Serviços lembrou outras realizações importantes relacionados à coleta seletiva que integram o SP Recicla, como o Composta SP - que estimula a compostagem doméstica por meio da distribuição de duas mil composteiras e promoção de oficinas educativas. “Percebemos a força dessas propostas quando abrimos as inscrições para esse projeto. Em apenas um mês, mais de dez mil famílias se inscreveram”, destacou.

Para contribuir com a reciclagem, são importantes alguns cuidados no descarte do lixo, principalmente a separação dos resíduos .Os resíduos orgânicos, como restos de comida e cascas de frutas, devem ser descartados separadamente.

Donizete Aparecido da Silva, 48 -motorista do novo caminhão de resíduos sólidos, os coletores Edson da Silva Alves, 22, e Teófilo Batista da Silva Júnior, 27, participaram do evento representando a classe. “Colaborar corretamente com a reciclagem demonstra respeito ao meio ambiente e aos profissionais envolvidos neste trabalho”, afirma Teófilo.

Veja abaixo mais informações sobre os materiais que podem ser encaminhados para reciclagem:

Papel – jornais, revistas, cadernos, livros, papel de seda, caixas de papelão, cartolinas, papel kraft, papel de desenho, caixas tipo longa vida
Não são recicláveis: carbono, celofane, papel vegetal, papel fotográfico, fitas e etiquetas adesivas, papéis metalizados, parafinados ou plastificados

Plástico - sacos e sacolas, potes, tampas, garrafas PET, embalagens de produto de limpeza, canetas sem carga, escovas de dente, isopor, baldes e utensílios de cozinha
Não são recicláveis: acrílicos em geral, adesivos, tomadas, embalagens com material corrosivo e tóxico, espumas, plásticos “termofixos” (utilizados em telefone, computadores, teclados)

Metal - latas e objetos de alumínio, cobre, chumbo e bronze, fios, tampinhas, embalagens de marmitex, arames, chapas, canos, grampos e clips
Não são recicláveis: esponjas de aço e latas de aerossol, tinta ou pesticidas

Vidro - garrafas, frascos de condimentos, copos, pratos e outros objetos
Não são recicláveis: espelhos, lâmpadas, cristal, vidro plano, cerâmica e porcelana