Tendal da Lapa está com inscrições abertas para duas oficinas culturais gratuitas

Interessados podem realizar matrículas no curso de Introdução à Libras e Máscaras Expressivas no local ou pela internet

O espaço cultural Tendal da Lapa, administrado pela Subprefeitura Lapa, está com inscrições abertas para os cursos de “Introdução à Libras” e “Máscaras Expressivas” organizados pelo Centro de Pesquisa da Máscara. As matrículas podem ser feitas presencialmente ou pelo site dos organizadores e a lista dos selecionados será divulgada no dia 28 de junho e 07 de julho, respectivamente.
A primeira oficina cultural de “Introdução à Libras” será iniciada no final do mês, dia 30, e as aulas serão ministradas pela pedagoga e educadora Angela Bastos. Já a oficina de “Máscaras Expressivas” será iniciada no final da primeira semana de julho, dia 09, e terá monitoria do fundador do Centro das Máscaras, Fernando Martins.
Os cursos disponíveis terão duração entre uma e três semanas com carga horária de cinco horas diárias. Os interessados devem se atentar aos horários, pois não haverá reposição de aulas e as modalidades propostas pelos organizadores exigem dedicação para as atividades. Isso porque, o curso é de pequena duração. Além disso, caso haja vagas remanescentes até o inicio das aulas os interessados podem ir até o espaço cultural Tendal da Lapa para participar da oficina escolhida.

CURSOS: A oficina de “Introdução à Libras” tem como objetivo mostrar noções básicas da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A libras não é uma simples gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte. É uma forma de inclusão que nos conecta com os surdos, viabilizando manter uma interação dialógica e eficaz.
Já a oficina de “Máscaras Expressivas” é um mergulho no universo do trabalho gestual não verbal do ator. Neste curso, o professor buscará introduzir elementos próprios da linguagem da máscara como vetorização e segmentação das articulações como ritmo, peso, velocidade, análise de movimento e as noções de máscara e contramáscara. A partir do levantamento de uma gramática física, pretende-se desenhar e construir linhas fundamentais de personagens capazes desenvolverem narrativa.

INICIATIVA: A iniciativa de produzir as oficinas gratuitas no Tendal da Lapa é do Centro de Pesquisa Máscara, por meio do projeto “Alvorada”, que foi contemplado pelo Programa de Valorização de Iniciativas Culturais, o VAI, da Prefeitura Municipal de São Paulo.

SERVIÇO: As inscrições para as oficinas podem ser realizadas no Tendal da Lapa no endereço Rua Constança, 72. E também pelo site do Centro de Pesquisa da Máscara: WWW.centrodepesquisadamascara.com. A lista dos aprovados estará disponível a partir do dia 28 no site dos organizadores.