ECOPONTO

Ecopontos: A cidade conta com 80 Ecopontos em operação.

 Ecopontos:
A cidade conta com 80 Ecopontos em operação. Só nas regiões norte e oeste são 41. Os equipamentos funcionam como locais de entrega voluntária de pequenos volumes de resíduos, onde o munícipe pode depositar,gratuitamente, até um metro cúbico por dia, quantidade equivalente a uma caixa d'água de mil litros ou a 25% de uma caçamba de entulho.

As unidades não recebem orgânicos, materiais industriais (graxa e tinta, por exemplo), telhas de amianto, lâmpadas fluorescentes, resíduos hospitalares e eletroeletrônicos.

Endereços de todas as unidades e mais orientações estão disponíveis na página da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/amlurb/ecopontos/index.php?p=4626. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 156.

A meta da atual gestão é de que até 2016, a cidade tenha 140 Ecopontos, conforme o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), aumentando a oferta de áreas para a deposição regular dos resíduos.

 

Composteiras domésticas:
Na agenda ambiental da cidade está ainda a reutilização dos resíduos orgânicos por compostagem, para redução da quantidade de materiais enviados aos aterros sanitários. Um projeto-piloto distribuiu 2.000 composteiras domésticas, também, com o objetivo de levantar informações para a ampliação dessa política. Os avanços no manejo adequado do lixo integram um conjunto de ações de melhoria do meio ambiente da cidade, que inclui ainda a implantação de 400 quilômetros de ciclovias até 2015, a qualificação do transporte público e a adoção das lâmpadas de LED para a iluminação pública.


Contribua:
Para que a reciclagem avance na cidade, é necessário que toda a população contribua com as ações.

Para saber se sua residência conta com coleta seletiva, é possível consultar as empresas responsáveis pela coleta de lixo na capital, pela internet ou por telefone. A empresa Loga disponibiliza uma busca pelo site da empresa (http://www.loga.com.br/)e atendimento pelo telefone 0800-770 1111. Ela atende às subprefeituras Butantã, Casa Verde, Freguesia do Ó, Jaçanã/Tremembé, Lapa, Mooca, Penha, Perus, Pinheiros, Pirituba/Jaraguá, Santana/Tucuruvi, Vila Maria/Vila Guilherme e Sé.

Para contribuir com a reciclagem, são importantes alguns cuidados no descarte do lixo, principalmente a separação dos resíduos recicláveis, como latas e garrafas, dos resíduos orgânicos, como restos de comida e cascas de frutas. Recicláveis com restos de alimentos devem ser enxaguados para não contaminarem outros materiais.