Prefeitura participa de encontro em Brasília sobre G20 Social

Equipe técnica da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) acompanhou o evento

 A Prefeitura de São Paulo participou em Brasília, no Palácio do Planalto, do 1º Encontro Ampliado G20 Social, evento de caráter técnico da chamada “Trilha de Sherpas”. O encontro aconteceu no dia 25 de abril e a administração foi representada por equipe técnica da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI).

A reunião contou com a participação inédita de membros da sociedade civil, buscando estabelecer uma ponte entre a população geral e as trilhas de Finanças e de Sherpas do Grupo dos 20 (G20), apresentando suas iniciativas e progresso, e estabelecendo seus objetivos e metodologias.

Em 2024, o Brasil preside o G20, fórum de cooperação econômica internacional composto pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia.

No ano da liderança brasileira, a Cidade de São Paulo, junto ao Rio de Janeiro, passou a conduzir as reuniões do grupo de engajamento Urban 20 (U20), que congrega cidades dos países membros do G20 pela promoção de debates e articulação política nas pautas de economia, clima e desenvolvimento a nível municipal.

Em fevereiro, a capital paulista recebeu o encontro dos ministros de Finanças e da presidência brasileira do G20. Quanto aos próximos eventos do U20, São Paulo também receberá a Cúpula de Prefeitos nos dias 17 e 18 de junho.

Cúpula do Urban 20

A cúpula do Urban 20 reunirá os prefeitos de 38 cidades do Grupo dos 20 (G20), um fórum internacional de alto nível para cooperação econômica formado pelos Chefes de Estado, ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias mundiais + União Europeia, e presidido pelo Brasil em 2024.

O objetivo é promover a diplomacia urbana entre cidades de países que participam do G20, para discutir, planejar ações e realizar trocas de experiências e boas práticas, além de favorecer novos negócios e a cooperação internacional entre os municípios.

O encontro é o momento em que as autoridades se encontram para discutir o comunicado e demais mensagens das cidades para seus governos, e reforça o papel de governos locais como líderes econômicos e políticos mundiais.