Artesãos paulistanos poderão se qualificar em planejamento financeiro e formalização

Empreendedores manuais vão aprender a precificar produtos artesanais e entender os benefícios da formalização

A Prefeitura de São Paulo oferece mais dois cursos livres gratuitos e on-line de empreendedorismo para os artesãos da Capital. “Planejamento financeiro” e “Parceiras e formalização” são os temas desta semana. Os cursos fazem parte da Qualificação Empreendedora do Mãos e Mentes Paulistanas, iniciativa com o objetivo de desenvolver o setor de artesanato e manualidades da Capital, promovendo acesso ao mercado e capacitação profissional.


A formação oferece uma capacitação completa voltada à gestão e desenvolvimento do negócio artesanal ao longo de sete cursos, divididos pelos temas: modelagem de negócio, planejamento de coleção; planejamento de futuro; presença digital; planejamento financeiro; formalização e parcerias; e segurança do trabalho. Para participar, é necessário criar um cadastro na plataforma de qualificação do programa para depois acessar os módulos disponíveis, não há data limite para o cadastramento. Não é necessário concluir um módulo anterior para acessar os próximos, pois todos são independentes entre si.


Durante a jornada formativa, o participante vai aprender a definir metas e objetivos, a organizar o setor financeiro e a produção artesanal, a comercializar em diversos canais de venda (offline e online), a estabelecer parcerias e a colocar preço em produtos artesanais.


A formação é oferecida semanalmente, cada semana com uma temática diferente. Os cursos ficarão abertos para acesso e conclusão de segunda-feira a domingo. Depois de encerrados, serão abertos novamente em momento posterior. A partir da próxima segunda, dia 07 de abril, os empreendedores poderão assistir às aulas de “Planejamento financeiro” e “Formalização e parcerias”.

Em “Planejamento financeiro”, o artesão ou manualista irá se capacitar para organizar, construir e seguir um planejamento financeiro profissional do seu ateliê. Além disso, também irá aprender a colocar o preço adequado em produtos artesanais, com o passo a passo mais completo e atualizado do mercado. Já no curso de “Formalização e parcerias”, o objetivo é apresentar os benefícios da formalização para o artesão e como ele pode fazer isso. Nesta etapa, o empreendedor também aprenderá a estabelecer boas parcerias para o seu negócio.


“Os cursos de empreendedorismo oferecidos pela Prefeitura de São Paulo são mais do que oportunidades de aprendizado; são passos decisivos em direção ao fortalecimento do setor artesanal da Capital. Ao abordar temas como planejamento financeiro e formalização de parcerias, estamos capacitando os artesãos a gerir seus negócios com eficiência e sustentabilidade, impulsionando assim o crescimento e a profissionalização do mercado artesanal paulistano” declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.


Aulas de revisão ao vivo
Com conteúdo gravado, as aulas poderão ser feitas em qualquer dia e horário, por meio de dispositivos fixos e móveis, durante o período que o curso permanecer aberto na plataforma. Também será oferecida uma monitoria on-line ao vivo com revisão de cada curso, com o objetivo de complementar o conteúdo, tirar dúvidas e promover a interação dos participantes.


Nesta semana, as aulas de revisão serão realizadas no dia 10 de abril, quarta-feira, das 19h às 21h, pelo no canal do Mãos e Mentes Paulistanas do YouTube. Enquanto a aula de “Planejamento financeiro” começará às 19h, a aula de “Formalização e parcerias” está prevista para às 20h com finalização às 21h, ambas pelo mesmo link.


Não é necessário ser artesão ou manualista credenciado no Mãos e Mentes Paulistanas para participar do curso. Empreendedores manuais interessados em participar de outras ações do programa podem fazer o credenciamento pelo link.


Oportunidades comerciais
Além do credenciamento no Mãos e Mentes, os cursos da Qualificação Empreendedora também são parte dos pré-requisitos para participação nas oportunidades de comercialização oferecidas pelo programa, como feiras e eventos de artesanato e os espaços fixos de vendas localizados em shoppings e centros comerciais.
Todos os cursos, com exceção do “Segurança do trabalho”, são pré-requisitos para participação nas lojas do Programa. Já para os quiosques é necessário concluir os quatro módulos sobre “Modelagem de negócio”, “Desenvolvimento de coleção”, “Planejamento de futuro” e “Parcerias e formalização”.


No caso das feiras de artesanato, os cursos modulares “Modelagem de negócios” e “Planejamento de coleção” são obrigatórios desde 1 de abril de 2024.


Por fim, além da programação semanal de feiras, o Mãos e Mentes conta também com três quiosques localizados nos Shoppings Center Norte, Itaquera e Mercadão das Flores, bem como três lojas localizadas nos Shoppings Light, Center 3 e Mais Shopping.


Cursos obrigatórios para as oportunidades comerciais


Feiras de artesanato:
- Modelagem de negócio


- Planejamento de coleção


Quiosques:
- Modelagem de negócio


- Planejamento de coleção


- Planejamento financeiro


- Parcerias e formalização


Lojas:
- Modelagem de negócio


- Planejamento de coleção


- Planejamento financeiro


- Parcerias e formalização


- Planejamento de futuro


- Presença digital

Serviço:
Qualificação Empreendedora - Mãos e Mentes Paulistanas


Cadastro para os cursos pelo site:

https://pmmsp.eadplataforma.app/register/

Programação dos cursos de abril:
08/04 a 14/04 - Planejamento financeiro e Parcerias e formalização
15/04 a 21/04 - Planejamento de futuro e Presença digital
22/04 a 28/04 - Segurança do trabalho


Assista às aulas de revisão desta semana: “Planejamento financeiro” e “Parcerias e formalização”
10 de abril, das 19h às 21h, pelo link
https://bit.ly/c6_semana2