Evento para celebrar o Dia da Luta Antimanicomial aconteceu na manhã da última sexta-feira

Caminhada, conversa e oficinas marcaram o encontro

 
No mês de maio é comemorado o Dia da Luta Antimanicomial.
O Itaim Paulista realizou, dia 22 de maio, a sua celebração para o Dia da Luta Antimanicomial e a Luta pela Paz.

Estima-se que mais de 100 pessoas, entre pacientes e profissionais da saúde participaram do evento, que teve como ponto inicial uma caminhada da Praça Silva Teles até o CEU Vila Curuçá, às 8 horas da manhã. O trajeto foi realizado pela calçada, na Avenida Marechal Tito, devidamente acompanhado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Defesa Civil do Itaim Paulista e GCM (Guarda Civil Metropolitana). Com muita música e cataventos nas mãos, os participantes caminharam com muita alegria. O catavento foi utilizado com símbolo da Luta Antimanicomial, pois ele utiliza de forças naturais para gerar movimento, e os organizadores do evento acreditam que são também forças naturais que devem guiar a vida e sustentar a saúde mental.

Após a caminhada, foi realizado um café da manhã comunitário e posteriormente uma conversa sobre reabilitação psicossocial com dois pacientes que conseguiram reestruturar suas vidas a partir da aceitação do seu problema e de tratamentos.

Depois, simultaneamente, aconteceu uma oficina de origami , exercícios e dança, com a Balada do Rony, para finalizar uma apresentação de dança circular.

O evento foi realizado em parceria com todos os setores da saúde e de todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde).