Subprefeitura de Casa Verde em parceria com o Conselho Participativo Municipal, Governo local e a comunidade da região realizam uma nova Intervenção no Córrego do Bispo

Ação começou no domingo, dia 16 de novembro, sem prazo definido para término


A Subprefeitura de Casa Verde/Cachoeirinha em parceria com o Conselho Participativo Municipal, Governo local e a comunidade no domingo, dia 16 de novembro, iniciaram uma nova intervenção no Córrego do Bispo.

Essa decisão foi tomada diante da crescente ocupação nas encostas da Serra da Cantareira, com a realização de constantes queimadas e desmatamentos, na intenção de mitigar os riscos que poderão surgir em decorrência das fortes chuvas e em contrapartida aproximar os serviços públicos da comunidade considerada de grande vulnerabilidade social.

Mais informações sobre o Córrego do Bispo

Para quem não sabe, o Córrego do Bispo tem uma extensão de aproximadamente 1740 m2 e vai da rua Francisco Machado da Silva até a Avenida Inajar de Souza. Durante a ação, o mesmo será limpo em várias etapas.

Já foram realizadas até agora 1065m de limpeza manual e 365m mecanizada, sendo que em 310 metros desta extensão não foi possível fazer a limpeza por existir sob ele barracos construídos (mapa foto 01).

Além disso, estão sendo realizados pelas equipes responsáveis da Subprefeitura serviços de capina e roçada, retirada de entulhos, lama, lixo e limpeza das vias ao redor do Córrego, visando diminuir ainda mais o assoreamento que dificulta a passagem da água (foto 02).

Sem contar com o desafio de combater um ponto de alagamento localizado na rua São Roque de Minas, serviço que exige a utilização de caminhão hidrojato. (foto 03).

Porém, para a Subprefeitura de Casa Verde/Cachoeirinha o maior desafio está mesmo entre as centenas de barracos que estão nas encostas e às margens do córrego que podem vir a desabar caso ocorram temporais. Diante disso, técnicos da Subprefeitura e da Defesa Civil estão mapeando as famílias, prevenindo-as sobre os riscos de deslizamentos de terras (foto 04).

Paralelamente diante da grande vulnerabilidade social da comunidade, estão sendo feitas diversas ações em parcerias com órgãos do governo local, iniciando-se pela Saúde no último dia 07 novembro, sexta-feira, quando aproveitando a campanha de vacinação infantil, profissionais e voluntários garantiram o direito das crianças de zero a cinco anos de serem imunizadas contra o sarampo e a poliomielite, doenças já praticamente erradicadas na nossa cidade. A ação teve continuidade no último sábado, dia 22 de novembro, onde crianças e adolescentes também poderão atualizar suas carteirinhas de vacinação.

A ação conjunta busca aproximar o poder público da comunidade e, ao mesmo tempo incentivar os moradores do Córrego do Bispo a identificar e participar ativamente dos serviços ofertados.
E mais, estão previstos até o final de dezembro várias atividades tanto sociais quanto culturais em benefício da comunidade e a intervenção do Córrego do Bispo pretende continuar e não tem prazo definido para acabar.

Na operação em parceria com a Subprefeitura de Casa Verde estarão envolvidos a Guarda Civil Metropolitana, Secretaria da Saúde Municipal, Delegacia Regional da Educação, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, Sabesp, Eletropaulo e Centro de Apoio ao Trabalhador –CAT.

Segue abaixo a programação completa da intervenção:
 

NOVEMBRO
22/11: 2ª Dose Campanha de Vacinação Infantil – Poliomielite e Sarampo
25/11: Atendimento da Sabesp
25/11: Atendimento da Eletropaulo
26, 27 e 28/11: Atendimento do CAT e Sebrae
29/11: Orientação Odontológica e Apresentação do Centro Cultural da Juventude

DEZEMBRO
01, 02, 03, 04 e 05/12: UBS Cadastro
06/12: Teatro Fantoche e Cinema
07/12: CCJ oficineiros/sarau
08 e 09/12: UBS Cadastro
10/12: Corte de Cabelo da Embelezze
11/12: Capoeira
15, 16, 17, 18, 19 e 20/12: CAT documentação
20/12: Apresentação do Circo Escola
 

 

Foto 1 – Mapa do Córrego do Bispo

 

Foto 2

 

 

  Foto 3 – Rua São Roque de Minas

 

Foto 4 – Barracos na encosta do córrego