Prefeitura de São Paulo firma convênio com o Governo do Estado para reforçar Ações de Segurança na Capital

Intitulada de Operação Delegada, o foco é combater o comércio ilegal, uso irregular do espaço público e infrações à legislação municipal.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, em parceria com o Governo do Estado, segue promovendo um avanço significativo na segurança pública da cidade através da instituição da Atividade Delegada. Esta iniciativa conjunta representa um compromisso robusto para enfrentar desafios urbanos em reprimir além do comércio irregular o enfrentamento das desordens, incomodidades e demais infrações à legislação municipal que afetam o meio ambiente ou a segurança pública.


Este convênio entre Município e Estado propõe a adesão voluntária de policiais militares em dias de folga, inscritos nas vagas disponibilizadas pelo Comando de Policiamento de Área da Polícia Militar em comum planejamento estratégico com a Secretaria Municipal de Governo e Secretaria Municipal de Segurança Urbana, para atuarem em todas as regiões da capital paulista. Esse planejamento visa identificar e priorizar as regiões da cidade com maior incidência de atividades ilícitas, para que os agentes designados possam reforçar o policiamento local de maneira eficiente e assertiva.


Ações da operação delegada:

  • Enfrentamento às desordens, incomodidades e demais infrações à legislação municipal que afetam o meio ambiente ou a segurança e ordem pública, especialmente no que diz respeito ao uso irregular do espaço de uso público e às atividades irregulares empresariais e comerciais em geral;
  • Prestação de serviços ambulantes e apresentação de artistas de rua de modo irregular em vias e logradouros públicos, assim como em relação à emissão de ruídos, produzidos por quaisquer meios ou de espécies, com níveis superiores aos determinados pela legislação vigente;
  • E demais usos ou atividades irregulares, não conformes, insalubres ou inseguras do solo, edificações, serviços ou equipamentos, no município de São Paulo.
  • Para tais ações são empregados Policiais Militares, fardados e munidos dos equipamentos de proteção individual, em escala especial extraordinária, nos locais especificados em Plano de Trabalho.

Comprometida com o investimento na segurança, a atual gestão municipal, ampliou a oferta de vagas diárias para 2.400 e, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, reajustou em 20% a gratificação paga aos policiais militares, inseriu 20% de adicional noturno e mais 30% de gratificação bônus aos policiais que atuarem nas regiões estratégicas do centro da capital.


Outra conquista importante oriunda do forte investimento da Prefeitura do Município de São Paulo, foi o aumento da adesão às vagas, que passou de 69% para 80% em toda a cidade de São Paulo, resultando em 56.784 vagas preenchidas, e com o foco na região da Sé, o efetivo disponibilizado chega a 1.421 policiais militares por dia.


A Prefeitura de São Paulo segue com fortes investimentos, inovação, estratégia e tecnologia para garantir uma cidade mais segura e atrativa aos paulistanos e para todos os trabalhadores se sentirem seguros e orgulhosos de fazerem parte da maior metrópole da América Latina.