SMSU realiza ação de Segurança e Saúde da Mulher para conscientização sobre o câncer de mama

A primeira ação aconteceu na unidade Ipiranga do Descomplica SP, e será replicada também em São Mateus e Vila Maria.

Participantes da primeira ação de conscientização sobre câncer de mama, no Descomplica SP do Ipiranga

A fim de promover a saúde do servidor público, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana promove, no mês de outubro, dinâmicas interativas para conscientização sobre o autoexame e diagnóstico precoce do câncer de mama, focados no mês da campanha Outubro Rosa.

A primeira ação aconteceu na unidade Ipiranga do Descomplica SP, nesta terça-feira (10) no período da manhã, com participação também de servidoras da Subprefeitura da região. Nos dias 16 e 18 de outubro, a ação será replicada em São Mateus e Vila Maria/Vila Guilherme, respectivamente.

O objetivo é transformar as servidoras públicas e do Descomplica SP em multiplicadoras de informação. O evento contou com a participação da Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais (IDMAS), da GCM, que informaram as servidoras sobre os serviços realizados por meio do Programa Guardiã Maria da Penha, destinado ao acolhimento e cuidado as mulheres vítimas de violência na capital.

A psicóloga Elisangela Lopes dos Santos Dias, que também é GCM e atende na Casa de Atenção, falou sobre o histórico da campanha Outubro Rosa e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, incentivando a prática do autoexame por meio de atividade lúdica.

A 3ª Classe Gabriela Silva e a Subinspetora Patrícia Favela, guardas-civis que atuam na IDMAS, apresentaram a Inspetoria e, sobretudo, o Programa Guardiã Maria da Penha, focado na proteção das mulheres vítimas de violência. “O mais importante neste evento não é apenas passar a informação que nós temos, mas fazer com que outras pessoas a repassem”, afirmou Silva, que está há um ano na IDMAS.

Sandra Pontes, Relações Institucionais da SMSU e uma das organizadoras das palestras de conscientização, considera a ação nas unidades do Descomplica SP como um projeto-piloto. “Nossa intenção é expandir a campanha para o Dia Internacional da Mulher de 2024, abrangendo todas as regiões da Capital”, explica.

GCMs da IDMAS explicam sobre o Programa Guardiã Maria da Penha