Guarda Civil Metropolitana celebra 37 anos na capital com diversas comemorações

A GCM completa 37 anos de existência e preparou, ao longo do mês, diversas ações em comemoração ao aniversário, envolvendo os agentes, sociedade civil, homenagens aos Guardas, dentre outras.

DESFILE-CÍVICO MILITAR

O tradicional Desfile Cívico-Militar de 07 de setembro, ocorreu com a presença da Secretária Municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza, do Prefeito da Capital, Ricardo Nunes, do Governador do Estado de SP, Tarcísio de Freitas e principais autoridades das forças armadas do país. O Desfile ocorreu no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte da cidade.

37º ANIVERSÁRIO DA CORPORAÇÃO

Na manhã do dia 15 de setembro, sexta-feira, data oficial de aniversário da Guarda Civil Metropolitana, foram celebrados os 37 anos da Corporação na Academia de Formação em Segurança Urbana – AFSU, onde foram condecorados funcionários da administração pública de Segurança por seus grandes préstimos à gestão municipal, dentre eles a Assessora Especial de Gabinete, Bruna Gadelha, e a Coordenadora de Administração e Finanças, Gisele Shiba, ambas da Secretaria Municipal de Segurança Urbana; e o Chefe de Equipe da Junta de Serviço Militar do Comando Regional Sé, Nilson Chiappetta.

“Em meus 11 anos na Gestão Pública, é emocionante receber essa honraria, ainda mais vinda de uma Corporação da qual muito admiro. O papel do servidor público na gestão é uma das partes mais essenciais que tornam possíveis as ações e projetos para a cidade. E estar aqui hoje, na posição de homenageada, é gratificante receber este reconhecimento e estímulo para continuar exercendo meu trabalho na carreira pública”, comenta Bruna Gadelha.

MEDALHA JÂNIO QUADROS

Ainda no dia 15 de setembro, no período da tarde, a Câmara Municipal de São Paulo estendeu as comemorações da GCM em Solenidade de Entrega de Medalha e Diploma Jânio Quadros — que faz referência e honrarias ao ex-presidente da República e ex-prefeito de São Paulo, Jânio Quadros (1927-1992), pois foi dele a iniciativa de oficializar a Guarda Civil Metropolitana.

A Solenidade foi presidida pela Vereadora de São Paulo, Edir Sales, na presença de demais autoridades como a Secretária Municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza, o Comandante-geral da GCM, Inspetor Superintendente Agapito Marques, Major-brigadeiro Luiz Cláudio Macedo Santos, o Coronel PM Caio Marcos de Oliveira, entre outros.

As condecorações foram entregues para 90 homenageados; destes, 10 eram personalidades civis, 10 autoridades militares e 70 Guarda Civis Metropolitanos.

“São quase quatro décadas de atuação da nossa GCM. É uma das honrarias mais importantes e somos eternamente gratos ao trabalho desenvolvido por todos”, comenta a Vereadora Edir Sales.

Para a Secretária Elza Paulina de Souza, “essa Medalha traz o nome do seu criador, o ex-prefeito Jânio Quadros. Quando ele criou a Guarda em 1986, inclusive eu sou da primeira turma, não se tinha muito uma formatação do que era a GCM no país. Hoje, após 37 anos, nós vimos o quanto ele foi visionário”.

“Eu, como personalidade civil, me sinto extremamente honrado com esta homenagem, que foi especialmente concedida a mim, pela Secretária Elza Paulina de Souza. Acredito que não só podemos, como devemos somar nossos trabalhos dentro da administração pública. E como Coordenador de Turismo da Cidade de São Paulo, meu trabalho está completamente atrelado a segurança, bem-estar e desenvolvimento da capital”, comenta Marcelo Ribeiro.

“Durante todos os meus anos na corporação, me dediquei a ajudar o próximo com o sacrifício da minha própria vida e busco realizar meu trabalho sempre em sintonia com as equipes por onde passei. É uma honra ser uma das homenageadas deste ano”, disse a subinspetora Helenir Sales.

CANIL DA GCM - 3ª FEIRA DE ADOÇÃO DE CÃES E GATOS

No último sábado (16), o Canil da Guarda Civil Metropolitana, localizado na Vila Guilherme, Zona Norte da cidade, realizou um evento para toda a família. Os participantes puderam conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pelos cães do Canil da GCM, que atuam no patrulhamento e em operações de resgates, localização de pessoas desaparecidas, junto às ações com as Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros.

Uma das especialidades desenvolvidas pelos cães da GCM é a Cinoterapia, na qual o cão atua como um facilitador terapêutico. Essa ação é realizada pela GCM no Hospital do Servidor Público Municipal – HSPM, localizado no bairro da Aclimação, e é destinado a pacientes das alas de Geriatria e Oncologia.

O evento também contou com a presença de diversas ONGs que promoveram doações de ração, adoção de diversos animais, além de um dia de entretenimento para crianças e suas famílias.

SOBRE A GUARDA CIVIL METROPOLITANA

A Guarda Civil Metropolitana foi criada em 15 de setembro de 1986, na gestão do prefeito Jânio da Silva Quadros, por meio da Lei Municipal Nº 10.115. Atualmente, a GCM conta com um efetivo de cerca de 7 mil agentes que atuam no patrulhamento em toda a cidade de São Paulo, com cinco Comandos Operacionais, distribuídos nas regiões Centro, Leste, Oeste, Sul e Norte, e 32 Inspetorias Regionais, organizadas por Subprefeituras. Hoje, é a maior Guarda Municipal de todo o País, e recentemente aumentou sua frota em mais 1mil novos guardas e agora chamará mais 500 agentes.

A CGM possui Inspetorias Especializadas: Canil, Inspetoria de Operações Especiais – IOPE, Inspetoria de Ações com Motocicletas – IAMO, Inspetoria de Ações Integradas – IAI, Inspetorias de Defesa Ambiental – IDAM e Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais – IDMAS.

Guardas-civis durante desfile de aniversário da GCM, na Academia de Formação em Segurança Urbana 

ONG doa ração para cães e gatos durante 3ª Feira de Adoção de Cães e Gatos do Canil da GCM

Entrega da Medalha Jânio Quadros, na Câmara Municipal