Segurança Urbana promove primeiro exercício simulado da Defesa Civil de deslizamento de terra na Zona Norte

A ação teve como objetivo capacitar equipes de resposta e preparar a comunidade para enfrentar de forma adequada situações de emergência.

Equipes de Defesa Civil e demais órgãos durante simulado de deslizamento de terra

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Coordenação Municipal de Defesa Civil – COMDEC promoveu, no dia 30 de agosto, o primeiro Exercício Simulado de Deslizamento de Terra e Evacuação em Área de Risco. O exercício foi realizado na Comunidade Alfredo Ávila, na Vila Nilo, Zona Norte da Capital, às 10h.

O objetivo da ação foi preparar as equipes de resposta na execução de ações de emergência e validar o Plano de Contingência, além de orientar a comunidade para situações de emergência, como um deslizamento de terra. A Defesa Civil recebeu 200 inscritos entre membros da comunidade local, agentes públicos e privados.

No simulado de campo, foi reproduzido os efeitos sonoros de uma forte tempestade, ocasionando encharcamento do solo e, consequentemente, o deslizamento de terra, resultando em três vítimas com ferimentos leves e três em estado grave. Um cidadão voluntário acionou o Corpo de Bombeiros, por meio do 193, dando início ao resgate.

A Comunidade fica localizada em uma área muito arborizada às margens de um rio. A área escolhida para a ação abriga 20 famílias, sendo 24 crianças, 52 adultos e uma pessoa com deficiência. O exercício agrupou cerca de 80 pessoas nos 250 m² da área de interesse e nas proximidades da Comunidade.

Plano de Contingência

O Plano de Contingência é a primeira etapa de gerenciamento de crise e é realizado ainda em situação de normalidade. Trata-se de um planejamento preventivo cujo objetivo é minimizar os impactos de uma adversidade inesperada, como o incêndio simulado na Vila Monumento. Inclusive, a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, por meio da Lei 12.608/2012, menciona em seu Art.8º que compete aos Municípios “realizar regularmente exercícios simulados, conforme Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil”.

Defesa Civil

A Coordenação Municipal de Defesa Civil da Cidade de São Paulo está subordinada à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e conta com Divisões Técnicas centralizadas (Prevenção, Operações e Resposta) e 32 Divisões Técnicas distribuídas em cada uma das Subprefeituras da cidade.

A Divisão de Prevenção (DPREV) é responsável pelos mapeamentos de riscos geológicos, hidrológicos e tecnológicos em assentamentos precários na Capital, além da realização de ações de mobilização e conscientização desenvolvidas com escolas e lideranças comunitárias.

A Divisão de Operações (DOP) é responsável por receber e organizar as informações sobre a ocorrência de emergências e desastres e, posteriormente, comunicar e solicitar providências aos órgãos competentes. Além disso, a DOP tem a incumbência de auxiliar na providência dos recursos humanos e materiais necessários para o pronto atendimento das emergências.

A Divisão de Resposta (DRESP) é responsável por planejar e coordenar as ações de atendimento a emergências e desastres, garantir que todas as equipes que atuam no pronto atendimento aos munícipes estejam capacitadas e habilitadas, além de promover e organizar exercícios simulados para aperfeiçoamento da capacidade de resposta da população.

As Divisões de Defesa Civil (DDEC) são responsáveis pelas ações preventivas, operacionais e de resposta no seu território, que tratam, respectivamente, da mobilização e articulação das lideranças comunitárias, da elaboração de Planos de Contingência para preparação às emergências e desastres, e do pronto atendimento aos munícipes.

Exercício simulado de deslizamento de terra