Secretaria Municipal de Segurança Urbana designa 440 Guardas Civis Metropolitanos para região central

O evento marcou o primeiro dia de trabalho dos novos guardas-civis aprovados em concurso público.

Guardas-civis andando no Centro de São Paulo

Nesta quinta-feira (13), foi realizada cerimônia em comemoração ao primeiro dia dos novos guardas-civis aprovados no concurso público para a Guarda Civil Metropolitana. O evento aconteceu na Praça da Sé, em frente à Catedral da Sé, na região central de São Paulo, e teve início às 9 horas.

Participaram da cerimônia 380 GCMs recém-formados, 43 viaturas, cinco bases comunitárias móveis, três micro-ônibus e dois ônibus-viatura. Ao todo, 440 guardas-civis atuam no Centro da capital, trabalhando em dois plantões de 220 agentes cada.

Na região central, a Guarda Civil Metropolitana presta apoio às Subprefeituras durante as ações de fiscalização do comércio ambulante irregular e do controle do espaço público, visando garantir a segurança dos agentes municipais e da população em geral durante a execução dos serviços. Os agentes também realizam patrulhamento comunitário e preventivo, 24 horas por dia, por meio de rondas periódicas, com a finalidade de garantir a proteção da população, inibir os crimes de oportunidade e manter a preservação do patrimônio público.

SOBRE O CONCURSO

O concurso público para a Guarda Civil Metropolitana – 3ª Classe teve o período de inscrições no período de 1 de abril a 4 de maio de 2022 e contou com quatro etapas: redação, prova objetiva, avaliação psicológica e prova de aptidão física.

Foram oferecidas 1.000 vagas, sendo 750 de ampla concorrência, 200 para candidatos pretos e afrodescendentes e 50 para pessoas com deficiência (PcD). A contratação dos novos guardas-civis faz parte da meta 29 do Plano de Metas 2021-2024 da Prefeitura de São Paulo.

971 novos guardas-civis foram aprovados no concurso público, iniciado em 2022 e cuja nomeação dos aprovados foi autorizada pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, em janeiro deste ano. A cerimônia de formatura foi realizada no Sambódromo do Anhembi no último dia 8 de julho.

"A nomeação desses 1.000 candidatos representa uma conquista importante para a Guarda Civil Metropolitana e para a Cidade de São Paulo, pois será um grande reforço nas ações já realizadas pela instituição", complementou a Secretária Municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza.

O curso para os novos agentes teve duração de seis meses e totalizou 640 horas-aula. Na Academia de Formação em Segurança Urbana (AFSU), foram ministradas aulas teóricas e práticas, seguindo a Matriz Curricular da SENASP, com estudos de casos focados no policiamento preventivo e comunitário dos espaços públicos da cidade de São Paulo, sempre pautadas nos princípios e garantias dos Direitos Humanos, pilar institucional da GCM.

Guardas-civis reunidos no Centro de São Paulo

Guardas-civis andando no Centro de São Paulo