Secretaria Municipal de Segurança Urbana promove concerto da Banda Musical da GCM-SP com a Banda dos Seguranças do Metrô

Os grupos apresentaram clássicos nacionais e internacionais

 

Nesta segunda-feira (17), a Secretaria Municipal de Segurança Urbana promoveu um concerto da Banda Musical da Guarda Civil Metropolitana em conjunto com a Banda dos Seguranças do Metrô. O encontro foi realizado no Theatro Municipal, na Praça Ramos de Azevedo, Centro Histórico de São Paulo.

A abertura do concerto foi ministrada pela Secretária Municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza, também idealizadora deste encontro musical. Em agradecimento especial à Secretária Municipal de Cultura, Aline Torres, e ao Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, a secretária Elza declarou que o concerto foi “um sonho que nasceu há dois anos e que pôde finalmente ser realizado graças ao empenho de todos”.

Este espetáculo começou a ser pensado em 2021, após o convite do metrô para que a Banda da GCM se apresentasse na estação Itaquera. De lá para cá foram vários ensaios e trocas entre as duas instituições, segundo a Inspetora Martha Evely Theófilo “Este encontro proporcionou uma aproximação com o público, foi um momento para que todos os musicistas se sentissem valorizados, a plateia conseguiu sentir a emoção que eles compartilhavam.”

Com um repertório eclético com clássicos da música brasileira e internacional, o concerto foi dividido em três etapas: abertura feita pela Banda Musical, apresentação individual da Banda dos Seguranças do Metrô e, por fim, uma apresentação conjunta, emocionando a plateia de convidados.

Estiveram presentes no evento a Secretária Municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza; a Secretária Municipal de Direitos Humanos em exercício, Marcia Francine; o Secretário Adjunto de Cultura, Bruno Modesto dos Santos; o Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana, IS Agapito Marques; e o Diretor do Metrô de São Paulo, Silvani Pereira, entre outras autoridades.

Banda Musical da GCM

A Banda foi criada em 1987, um ano após de sua criação, para realizar a cadência marcial dos alunos após as formaturas matinais. A partir disso, o Inspetor Carlos Alberto Puntti Sanches, chefe da divisão de alunos do Departamento de Ensino da corporação, formou um grupo com conhecimento em instrumentos de percussão no próprio departamento; dois anos depois, o então Prefeito de São Paulo, Jânio Quadros, autorizou a contratação de músicos para compor a Banda da GCM.

Hoje, a Banda é coordenada pela Inspetora de Divisão Martha Evely Theófilo e conta com 35 músicos regidos pelo Maestro Inspetor Davi Bastos dos Santos, que é auxiliado pelos também maestros Subinspetor Valdyr Aguiar de Jesus Filho e Subinspetor Marcus Johnny Silva dos Santos.

As apresentações são realizadas nos mais diversos eventos, como os promovidos pela Prefeitura, desfiles cívico-militares e até mesmo projetos culturais, como Música nos CEUs, com repertório voltado a crianças, e a recente Ação Praça Segura, uma iniciativa do Comando Geral da GCM e da Superintendência Ambiental e Especializadas – SAE, com o objetivo de aproximar a Guarda da comunidade e incentivar o uso do espaço público pela população.

Banda dos Seguranças do Metrô

A Banda dos Seguranças do Metrô (BSM), formada há dez anos, conta com dez agentes de segurança e um técnico de manutenção de trens do Metrô de São Paulo. A BSM faz apresentações mensais em uma das 63 estações das quatro linhas operadas pelo Metrô, tocando para os passageiros músicas de gêneros variados, do erudito ao samba.