Secretaria Municipal de Segurança Urbana promove III Seminário sobre Violência Doméstica

O evento será realizado nos dias 24, 25 e 26 de agosto e contará com diversas palestras e debates sobre o tema

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) promoverá, nos dias 24, 25 e 26 de agosto, o III Seminário sobre Violência Doméstica: Guardiã Maria da Penha: Avanços, entraves e mitos sobre a violência doméstica, no Clube Hebraica, Zona Oeste da Capital.

O evento tem como objetivo promover discussões e estimular a conscientização acerca da violência doméstica, além de debater sobre os principais avanços e desafios no trabalho de combate à violência e de proteção às mulheres. Serão vários temas tratados por meio de palestras e painéis, distribuídos durante os três dias de seminário, com a participação de autoridades e especialistas das mais diversas áreas de atuação.

A abertura contará com a presença do Prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, da Secretária Municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza e terá a palestra da procuradora-geral de Registro (SP), Gabriela Samadello Monteiro de Barros, que foi agredida por um colega de trabalho em junho passado.

Nas palavras da Secretária de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza, o seminário é um importante espaço para compartilhar experiências e conhecimento, fortalecendo cada vez mais o trabalho de toda sociedade em combater a violência e garantir a proteção às mulheres. “No primeiro semestre deste ano, o Programa Guardiã Maria da Penha registrou mais de 11 mil atendimentos. Hoje, o Projeto assiste 1.772 vítimas e pretendemos ampliar a proteção para 2.500 mulheres por ano, até 2024, de acordo com o Programa de Metas da Prefeitura”, ressalta a Secretária.

No dia 25, o primeiro painel será “Violência doméstica: cultura, desigualdade de gênero, revitimização – Mito?”, mediado pela jornalista Mariana Kotscho e com participação de Mariana da Silva Ferreira, médica legista, Sérgio Barbosa, filósofo e consultor em masculinidades, gênero e violência de gênero do Grupo Reflexivo de Homens, e Tatiana Costa, assistente social.

O segundo, “Cidadão x Agente: cuidar do cuidador”, contará com a participação dos GCMs Grace Aparecida Rodrigues Alves, da Guarda Municipal de Várzea Paulista e Rafael Oliveira Pereira, do Programa Guardiã Maria da Penha da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, e de representante da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O painel será mediado por Cintia Elisa de Castro Marino, professora de pós-graduação na UNINOVE.

Ainda no dia 25, uma terceira mesa discutirá sobre “Lei Maria da Penha: avanços, eficácia e garantia?” mediada por Patrícia Levy Goldenberg, coordenadora de Acolhimento do Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina da FISESP e participação da Dra. Jamila Jorge Ferrari, coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo, e da Dra. Juliana Mendonça Gentil Tucunduva, Promotora de Justiça da Casa da Mulher Brasileira.

Para finalizar, Dra. Sueli Amoedo mediará a mesa “Consciência e responsabilidade: limites institucionais”, da qual participam Rosemary Ferreira Caxito, Comandante da GCM de Suzano (SP), Marli Crispim da Silva, subinspetora do Programa Guardiã Maria da Penha da GCM de SP, e Magda Cristina Sanches de Sousa, Guarda Municipal do Guardiã Maria da Penha de Itapevi (SP).

O dia 26 contará com três mesas. “Rede de proteção: garantia de direitos”, mediada pela Dra. Brasilina Alves Matias, Corregedora da Guarda Metropolitana de Itapevi, terá participação do psicólogo Gilsom de Castro Maia, Bia Accioly Lins, antropóloga e professora doutora no Instituto Avon e Inspetora de Divisão Maria Cecilia da Silva – GCM de São Paulo.

A segunda, “Superar desafios operacionais: boas práticas”, com mediação de Ana Cristina de Souza e participação de Letícia de Moura Santos, da Guarda Municipal de Taboão da Serra, Noêmia Martins, Guarda Municipal do Guardiã Maria da Penha de Osasco (SP), e de representante da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Os interessados podem se inscrever para o III Seminário sobre Violência Doméstica clicando aqui.

Programa Guardiã Maria da Penha

O Programa Guardiã Maria da Penha, criado em 8 de maio de 2014 por meio Decreto Municipal nº 55.089, é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, o Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violên-cia Doméstica (GEVID) do Ministério Público e a Coordenação de Políticas para Mulheres, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, a fim de assegurar a proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.
O objetivo principal do Programa é monitorar as medidas protetivas expedi-das pela Justiça, bem como proporcionar acolhida humanizada e orientação às vítimas quanto aos serviços municipais disponíveis. Os Guardas Civis reali-zam rondas periódicas aos lares dessas mulheres, garantindo o cumprimento das normas penais.
Por fim, também no dia 26, a Dra. Fabíola Sucasas, Promotora de Justiça, a IS Elza Paulina de Souza, Secretária Municipal de Segurança Urbana e a Dra. Mafoane Odara, líder de Recursos Humanos (HRBP) para América Latina, encerram com as considerações finais dos assuntos abordados nos dias 25 e 26.

Serviço

Evento: III Seminário sobre Violência Doméstica: “Guardiã Maria da Penha: Avanços, entraves e mitos sobre a violência doméstica”
Data: 24, 25 e 26 de agosto
Horário: Dia 24 – 16h às 20h30 / Dia 25 – 9h às 17h / Dia 26 – 9h às 16h.
Local: Clube Hebraica
Endereço: Rua Hungria, 1.000 – Pinheiros – São Paulo – SP

Programação

24/08

16h – Credenciamento

17h30 – Abertura e homenagens — com a presença do Prefeito de São Paulo e da Secretária Municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza.

18h30-19h30 – Palestra de abertura — Dra. Gabriela Samadello Monteiro de Barros

19h30-20h30 – Coquetel

25/08

9h-10h20 – Violência doméstica: cultura, desigualdade de gênero, revitimização – Mito? — Mediadora: Sra. Mariana Kotscho (jornalista)

10h30-12h – Cidadão x Agente: cuidar do cuidador — Profª Dra. Cintia Elisa de Castro Marino (Prof. Dra. UNINOVE)

12h30-14h – Almoço

14h-15h20 – Lei Maria da Penha: avanços, eficácia e garantia? — Mediadora: Profª Dra. Patricia Levy Goldenberg (coordenadora da Comissão Acolhimento Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina da FISESP)

15h30-17h – Consciência e responsabilidade – Limites Institucionais Mediadora: Dra. Sueli Amoedo

17h – Encerramento do dia

26/08

9h-10h20 – Rede de proteção: garantia de direitos — Mediadora: Dra. Brasilina Alves Matias – Corregedora da GM de Itapevi

10h30-12h – Superar desafios operacionais: boas práticas — Mediadora: Sra. Ana Cristina de Sousa

12h30-14h – Almoço

14h-15h – Encerramento — Dra. Mafoane Odara (líder de Recursos Humanos - HRBP para América Latina) e Dra. Fabiola Sucasas (promotora de justiça)

15h-16h – Encerramento do Seminário