Secretaria Municipal de Segurança Urbana abre Consulta Pública Virtual para nova plataforma Smart Sampa

Contribuições poderão ser feitas até 2 de setembro; iniciativa prevê instalação de 20 mil câmeras até 2024 e investimento estimado em 70 milhões por ano

PARTICIPE!

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) disponibilizará, de 12 de agosto a 02 de setembro, uma consulta pública virtual para a contratação de uma nova plataforma de videomonitoramento em São Paulo. A Smart Sampa tem previsão de integrar mais de 20 mil câmeras até 2024 e investimento estimado de R$ 70 milhões por ano.

A iniciativa busca a modernização e ampliação no monitoramento de câmeras na Capital, agregando o conceito de Cidades Inteligentes e permitindo maior eficácia e agilidade no atendimento de ocorrências da Guarda Civil Metropolitana e demais órgãos de segurança.

A Smart Sampa possibilitará um monitoramento mais inteligente e especializado graças ao uso de analíticos, permitindo que os órgãos de segurança possam promover a filtragem instantânea de imagens de ocorrências.

Com recursos de identificação facial e detecção de movimento, as câmeras reconhecerão atitudes suspeitas, pessoas procuradas, placas de veículos e objetos perdidos.

A nova plataforma ainda facilita a integração de diversos serviços municipais, como CET, SAMU, Defesa Civil e GCM, em uma única plataforma por meio da criação de uma moderna Central de Monitoramento Integrada.

Além disso, com as novas câmeras, os órgãos de segurança terão como monitorar escolas, UBS e demais equipamentos públicos, aumentando significativamente a segurança nesses locais.

As câmeras técnicas contarão ainda com monitoramento de calor, facilitando a supervisão em praças e parques, que normalmente possuem árvores e áreas verdes que podem prejudicar uma vigilância mais precisa.

As contribuições podem ser realizadas pela plataforma Participe+. Empresas, especialistas e técnicos em segurança e videomonitoramento poderão fazer propostas para aprimorar o termo de referência e o edital de licitação da nova plataforma.

Haverá ainda, no dia 26 de agosto, uma audiência pública para discutir o termo de referência do Programa e tirar as dúvidas a respeito do Smart Sampa.