Governo nos Bairros na Zona Norte conta com Participação da SMSU

Parceria entre a Prefeitura de São Paulo e Governo do Estado oferece serviços e orientações gratuitos aos munícipes

 A Secretaria Municipal de Segurança Urbana participou hoje (22), da 2ª edição da ação intersecretarial Governo nos Bairros, no Anhembi, Zona Norte da cidade. A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo, com o objetivo de oferecer, de maneira prática e rápida, serviços e orientações gratuitos aos munícipes das principais regiões da cidade.

Durante o evento, foi realizada uma reunião intersecretarial onde foram tratados temas como Segurança, Habitação, Saúde, Desenvolvimento Social e Infraestrutura.

A Secretária Municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza, e o Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, General Campos, apresentaram as medidas conjuntas entre a Guarda Civil Metropolitana e as Polícias Civil e Militar. Os destaques foram para as ações integradas no combate à criminalidade e nas operações de segurança durante grandes eventos realizados na região. A SMSU apresentou também as ações de apoio aos agentes municipais das Subprefeituras e demais órgãos, na execução dos serviços públicos.

Na Zona Norte, a Guarda Civil Metropolitana dispõe de 674 guardas e 39 viaturas, atuando no policiamento comunitário e preventivo. Entre 2021 e 2022, a Guarda realizou 246.425 rondas em espaço e patrimônio público, 89.122 Rondas Escolares, 20.164 ações de proteção aos agentes públicos e 1.854 de proteção ambiental.

Nos programas sociais desenvolvidos pela GCM, mais de 22% dos atendimentos do Programa Guardiã Maria da Penha realizados na capital, foram efetuados na região. Por outro lado, os atendimentos do Programa Mediação de Conflito na Zona Norte representam 23% do total da cidade.

Entre os serviços oferecidos, houve o recebimento de denúncias de violência contra mulher e o público LGBTQIA+, assim como intolerância religiosa e racismo com a proposta de acolhimento, orientação e encaminhamento para programas de inserção. O Projeto Cidadania Itinerante, da Secretaria de Justiça e Cidadania, ofereceu também a emissão de documentos, 2ª via de certidões e contas de consumo (água e luz). O evento contou com a orientação e atendimento de solicitações do Bolsa do Povo, Poupatempo e Vale Gás além de aplicação de vacinas, testagem de HIV e Sífilis, aferição de pressão e diabetes, e orientações sobre o Mutirão de Cirurgias.