SMSU participará do lançamento do Plano de Ação para Implementação da Agenda 2030

São Paulo ganhará o título de "São Paulo Capital Verde Ibero-Americana 2022", concedido pela União de Cidades Capitais (UCCI).

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana participará do lançamento do Plano de Ação para Implementação da Agenda 2030, evento que ocorrerá dia 12 de março de 2022 no Parque Augusta. Este é um compromisso firmado pela cidade de São Paulo para a Organização das Nações Unidas e teve iniciativa da Secretaria Municipal de Relações Internacionais. O documento elaborado tem como meta que a cidade se torne um modelo sustentável de gestão e de proteção ao meio ambiente.


Em 2018, o então Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, assinou o Memorando de Entendimento com a ONU e colocou as metas da Agenda 2030 como diretrizes de políticas públicas municipais. Cria-se dois anos depois a Comissão Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e este órgão municipaliza 135 metas globais da Agenda. A participação da sociedade civil selecionou 545 indicadores de monitoramento destas metas e, em 2021, 655 ações priorizadas foram elaboradas pelo Plano de Ação para o quadriênio 2021-2024.

Elza Paulina de Souza, Secretária Municipal de Segurança Urbana, estará presente na abertura do evento, que contará com a presença do Prefeito Ricardo Nunes, da Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy e do Secretário do Governo Municipal, Rubens Rizek. À tarde, a Secretária participa da Mesa Temática "SP Segura, Bem Cuidada e Ágil", com o objetivo de mostrar as ações de destaques da Segurança Urbana e a atuação da Guarda Ambiental nas áreas de proteção ambiental e na preservação da biodiversidade.

"A iniciativa da Prefeitura de São Paulo é um importante passo para deixar a cidade entre as metrópoles urbanas que mais se preocupam em dar um passo à frente na proteção do meio ambiente", afirma a Secretária. "E a Guarda Civil Metropolitana tem um papel fundamental nessa jornada, fazendo um ótimo trabalho de proteção ambiental", completa.

A Guarda Civil Metropolitana estará também presente em diversos momentos do dia. A Banda Musical da GCM será encarregada de abrir o evento, programado para às 09h00 e também fará uma apresentação às 10h35. O Canil fará uma interação com os cães sociais e a Ambiental irá fazer uma exposição de materiais e orientações sobre a preservação do Meio Ambiente.

Estão programadas outras apresentações musicais e performances artísticas, bem como um centro provisório de vacinação contra a Covid-19 e apresentação de projetos sustentáveis.
Confira aqui a programação completa do evento.