Programa Vigilância pela Biodiversidade realiza dinâmicas com a Guarda Civil Metropolitana

75 Guardas serão beneficiados do treinamento

 A Divisão de Defesa e Vigilância Ambiental (DDVA) da Secretaria Municipal de Segurança Urbana está realizando, entre os dias 03 e 24 de março, uma série de reuniões com as equipes da Guarda Civil Metropolitana que atuam na área ambiental (GCM-A) e que fazem parte da Superintendência de Ações Ambientais e Especializadas (SAE).

A iniciativa faz parte do Programa Vigilância pela Biodiversidade (VIGIBIO), cujo principal desafio é auxiliar na defesa do patrimônio natural da cidade por meio de vigilância, visando à segurança hídrica e à preservação da biodiversidade paulistana, para todos os cidadãos.

As dinâmicas envolvem atividades relacionadas ao monitoramento ambiental que ocorre no território de 20 Subprefeituras localizadas em áreas de mananciais e remanescentes de Mata Atlântica. Estão sendo empregadas ferramentas de detecção de mudança do território, como imagens de satélite e fotos de sobrevoo de helicóptero e drone.

Os Guardas Civis Metropolitanos têm a oportunidade de visualizarem as áreas fiscalizadas e monitoradas, bem como os Relatórios de Detecção de Mudança - Linha do Tempo, que consolidam as ações e operações realizadas pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana em defesa do meio ambiente.

No total são cerca de 75 GCMs que participam dos encontros que ocorrem na Central de Monitoramento de Áreas Ambientais e Biodiversidade (CEMAB), na sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana.