O programa Dronepol realiza primeiro curso RPA (Aeronave Remotamente Pilotada)

A equipe Dronepol da Secretaria Municipal de Segurança Urbana concluiu seu 1º curso de formação de pilotos em Drones, em que 33 participantes receberam seus certificados.

 Em uma estratégia pioneira, o Programa Dronepol, criado pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana, segue evoluindo em suas atividades e realiza o primeiro curso RPA (Aeronave Remotamente Pilotada) para servidores da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo e outras Instituições de outras cidades e estados, como Polícia Civil e Polícia Federal.

Com duração de uma semana, o curso abordou temas fundamentais para o aprendizado sobre a pilotagem do drone durante as aulas teóricas. Entre os assuntos, alguns foram: legislação, instrução de voo, conhecimento em tecnologia e a aula prática realizada no centro de São Paulo, oferecendo toda a estrutura necessária para a formação de cada participante.

O diretor do programa, Inspetor Richard, explicou que foi necessário um planejamento do conteúdo e instrutores da própria equipe Dronepol para que pudessem compartilhar o conhecimento adquirido há mais de 1 ano, quando o Dronepol entrou em operação pela Secretaria.

O Coordenador do CTLI, Rogério Peixoto, comentou que a ideia da realização do curso surgiu através de feiras, eventos e exposições que participou e verificou a importância de expandir o projeto para outras regiões. Inclusive, São Paulo segue como cidade modelo na implementação de programas novos aliando tecnologia à segurança.

Os 33 participantes finalizaram o curso nesta sexta-feira recebendo os certificados das mãos das autoridades da SMSU: Secretário em Exercício Fernando César Lorencini, Chefe de Gabinete Celso Aparecido Monari, Subcomandante da GCM Edson de Oliveira, Corregedor da GCM Vicente Nicola Novellino, Coordenador da Junta do Serviço Militar Luiz Augusto Gonçalves de Aguiar.

Texto: Kelly Ortiz
Fotos: Guty / SMSU