Considerados o coração da Guarda, GCM ganha mais 292 Classes Distintas

 A terça-feira (17/05) foi um dia histórico para a Guarda Civil Metropolitana. A colação de grau de 292 Classes Distintas levou muita emoção a quem esteve presente na cerimônia, realizada no Centro de Formação em Segurança Urbana, no Belenzinho, Zona Leste. Além dos formandos e seus familiares, participaram do evento o secretário municipal de segurança urbana, Benedito Mariano, e o comandante geral da GCM, Inspetor de Agrupamento Gilson Pereira Menezes.

Durante seu pronunciamento aos formandos, Mariano ressaltou a importância ímpar dos Classes Distintas na estrutura da GCM, que representam hoje o maior contingente dentro da GCM. “A função das Classes Distintas é o termômetro institucional da Guarda Civil Metropolitana. Nós temos hoje na corporação mais Classes Distintas do que classe especial, mais Classes Distintas do que Primeira Classe, mais Classes Distintas do que Segunda Classe, mais Classes Distintas do que Terceira Classe. Então, a Guarda Civil nesse novo formato ela é basicamente a face, o rosto dos Classes Distintas. A Classe Distinta é hoje o coração da Guarda Civil Metropolitana. É pelo exemplo dos Classes Distintas que nós vamos trilhar novos caminhos para a GCM, valorizar ainda mais a instituição”, disse Mariano. Os 292 Classes Distintas reassumiram suas atribuições nas unidades da GCM após a colação de grau.

O comandante Menezes também destacou a importância do CD. “Fui Classe Distinta durante oito anos e isso foi uma das bases principais para que eu chegasse ao comando. O Classe Distinta é hoje o elo entre o Comando e o efetivo e, por isso, ele tem uma relevância muito grande”, afirmou o comandante, que completou. “Ao deparar com uma ocorrência mais complicada, o GCM se alegra com a chegada de um Classe Distinta, pois aquele GCM sabe que o CD poderá conduzi-lo pelo caminho correto. Espero que juntos possamos construir a melhor polícia municipal do Brasil”, finalizou o comandante.

A banda da GCM deu um toque todo especial à formatura, assim como a participação dos guardas-civis que patrulham o Parque do Ibirapuera sobre patins. Eles fizeram uma apresentação durante a colação que tirou aplausos dos presentes.

O curso de qualificação de Classes Distintas tem como objetivo preparar o agente para o exercício da liderança, com modernos conceitos de gestão de pessoas. Também busca aprimorar os integrantes para a aplicação do Direito, como parâmetro para suas missões constitucionais, além de capacitá-lo técnica e fisicamente para suas atividades cotidianas.

Para a coordenadora geral do Centro de Formação em Segurança Urbana, Juliana Barroso, a educação e o treinamento são fundamentais para o Guarda Civil Metropolitano. “O papel de vocês, a partir de agora, será supervisionar e orientar seus companheiros e, sobretudo, liderá-los. Liderem pelo exemplo”, disse a coordenadora.

A CD Ana, lotada na CETEL, estava emocionada com a homenagem recebida pelo seu amigo, GCM Álvaro Dalafina, aposentado desde 1.991 e que desfilou sobre cadeira de rodas. “A dificuldade de chegar aqui compensou. Eu nunca deixei de acreditar”, afirmou.