Guardas Civis Metropolitanos serão treinados para combater o tráfico de pessoas na capital

   Quarenta Guardas Civis Metropolitanos serão treinados pelo Ministério da Justiça para auxiliar no combate ao tráfico de pessoas de forma operacional e preventiva. Esses homens serão indicados ao centro de formação e receberão instruções de dirigentes da Secretaria Nacional de Segurança.

Nesta segunda-feira (27), na inauguração da Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, o secretário municipal de Segurança Urbana, Ítalo Miranda Junior, apresentou o projeto no centro da cidade.

“A capacitação permitirá que os GCMs atuem como agentes multiplicadores para os restantes das tropas e a atuação terá como foco, a prevenção, detecção de casos de tráfico de pessoas, em situações como: cárcere privado, trabalho escravo, exploração sexual, além de ajudar na identificação e denúncia, repassando informações tanto para Ministério Público do Trabalho, como para a Polícia Federal”. diz Miranda

O Secretário de Segurança Urbana, também informou que as aulas estão previstas para terem início na próxima semana.

A ação faz parte da criação do Comitê contra o enfrentamento do tráfico de pessoas no município da qual fazem parte as Secretarias Municipais de Segurança Urbana e Direitos Humanos e Cidadania.
Com o lema "Liberdade não se Compra Dignidade não se Vende”, a Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que vai até dia 31, em todo o País, terá pontos turísticos da cidade, iluminados em azul, como forma de sensibilização.

Há também a Gift Box, uma grande caixa de presente, que está exposta em frente ao Teatro Municipal da capital paulista. O objeto é chamar a atenção das pessoas e um convite para abrir e entrar. Porém, quando aberta, apresenta uma dura realidade, com imagens e relatos de vítimas do tráfico de pessoas. As denúncias poderão ser feita por meio dos telefones 153 GCM.

Estiveram presentes ao evento, o Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sotilli, Secretária Executiva do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da SMSU, Maria Angélia Spagnuolo Molina, Procuradora chefe do Ministério Público do Trabalho, Claudia Regina Lovato e Diretora Executiva da Associação Twenty Seven Milion.

A política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas foi estabelecida pelo Decreto Federal n º 5.948 e na cidade, pela Portaria Intersecretarial nº 01 /SMSU/SMDHC/2015, que instituiu o Comitê na cidade de São Paulo.O COMTRAP/SP é vinculado a SMSU , sob a coordenação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

Assessoria de Imprensa

Crédito da foto: Guty/SMSU