Pronatec Turismo forma guardas civis em São Paulo

A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu no Palácio das Convenções do Anhembi. A qualificação profissional melhora o atendimento aos visitantes e desenvolve o turismo no país

A guarda civil metropolitana Carla Lopes trabalha em uma das bases de maior circulação de turistas de São Paulo: a Avenida Paulista. Com o objetivo de dar assistência também aos visitantes estrangeiros que circulam diariamente pelo local, a policial estudou espanhol por meio do Pronatec Turismo, um programa de qualificação do Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério da Educação.

Hoje Carla se diz mais preparada para orientar visitantes, em português e espanhol. “Acredito também que será muito importante para os futuros eventos”, disse. Carla compõe um grupo de 144 guardas metropolitanos de São Paulo formados nesta sexta-feira (9), nos idiomas de inglês e espanhol.

A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada no Palácio de Convenções do Anhembi. O programa já matriculou mais de 10 mil alunos no estado de São Paulo e 166 mil em todo o Brasil.

Os agentes vão estar nos principais pontos da cidade durante a Copa, como em parques públicos, próximos à Arena e pontos turísticos centrais, segundo o Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, Gilson Menezes.

Um destes locais é o Parque Ibirapuera, o mais frequentado e com o maior número de atrações ao ar livre de São Paulo. Nos finais de semana, chega a receber mais de 100 mil pessoas. Para o guarda Davi Silvano, que trabalha no local há 12 anos, o curso será bem aproveitado, já que o foco está no atendimento ao turista.

A cidade também recebeu apoio do Ministério do Turismo para a execução de obras de sinalização turística, além da aquisição e reforma de centros de atendimento ao turista.

O Pronatec Turismo oferece 54 cursos presenciais e gratuitos ligados às atividades do receptivo turístico, para capacitar quem já trabalha no setor de turismo e 21 cursos para quem pretende ser inserido no setor. São cursos presenciais e gratuitos, com carga horária mínima de 160 horas, realizados em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Turismo, por meio do Senac, Senai, Sesc e Sesi, além de institutos federais e estaduais de educação.

(Fonte: Ministério do Turismo)