Leptospirose

Informações para o cidadão e profissionais de saúde

 

O QUE É LEPTOSPIROSE?
A leptospirose é uma doença infecciosa grave causada pela bactéria Leptospira, que quando eliminada através da urina de ratos e outros animais infectados, contaminam o ambiente.

COMO SE PEGA LEPTOSPIROSE?

A pessoa pode pegar essa doença a partir do contato com água ou lama de enchente, contato com córregos, na limpeza de locais com sinais de roedores, na limpeza de fossas ou caixas d’água, no manuseio de lixo e materiais recicláveis.
A bactéria pode entrar por ferimentos e arranhaduras da pele, pelas mucosas e também pela pele íntegra quando em contato prolongado com água ou lama contaminadas.

QUAIS SÃO OS SINAIS E SINTOMAS?
Os sintomas podem aparecer de 1 a 30 dias após o contato, mas é mais frequente entre 7 e 14 dias. São eles:

  • Febre alta de início abrupto e dor de cabeça;
  • Dores no corpo, principalmente na panturrilha (batata da perna);
  • Podem aparecer também náuseas, vômitos, cansaço, tosse, sangramentos, alterações na urina;
  • A pele e olhos podem ficar com cor alaranjada (icterícia).

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?
No início, a leptospirose pode ser confundida com outras doenças (dengue, gripe, febre amarela, hepatite), porque os sintomas são parecidos. Por isso, é muito importante fazer o relato da exposição ao médico.

O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue. Geralmente precisa de duas coletas: uma no primeiro atendimento e a outra após um intervalo de 14 a 21 dias (MAT).

O QUE FAZER NA SUSPEITA DA LEPTOSPIROSE?
A pessoa com sintomas deve procurar o serviço de saúde imediatamente. É importante informar que teve contato com enchentes e/ou com locais que podem estar contaminados por urina de ratos.

COMO É FEITO O TRATAMENTO?
Suspeitou que é leptospirose tem que tratar. O tratamento é feito com o uso de antibióticos e outras medidas de suporte, de acordo com os sintomas e sempre orientado por um médico. Os casos leves podem ser tratados em ambulatório, mas os casos graves precisam ser internados. A automedicação não é indicada, pois pode agravar a doença. Atenção! Se não tratar logo e corretamente, a doença pode levar à morte!

EXISTEM VACINAS DISPONÍVEIS?
Ainda não há vacinas disponíveis para leptospirose humana.

COMO SE PREVINIR?

Manter os ratos e a leptospirose longe do seu convívio:

·         Não jogue lixo e entulho nos córregos, bueiros ou ruas.

·         Mantenha os alimentos guardados em recipientes bem fechados em locais elevados do solo e a cozinha limpa, sem restos de alimentos.

·         Armazene o lixo em recipientes bem fechados e coloque-o pouco antes dos coletores passarem – ele é a principal fonte de alimento para os ratos.

·         Mantenha limpos quintais, terrenos, ruas e margens de córregos, eliminando entulhos, materiais de construção ou objetos sem uso que servem de abrigo aos ratos.

·         Feche buracos entre telhas, paredes e rodapés.

·         À noite, objetos de animais domésticos devem ser lavados e guardados.

·         Mantenha a caixa d'água limpa e tampada.

O QUE FAZER EM CASO DE ENCHENTE?

·         Evite sempre contato com as águas ou com a lama. Se for inevitável, permaneça o mínimo de tempo possível.

·         Se sua casa foi invadida pela enchente, após as águas baixarem, retire a lama e desinfete o local, SEMPRE SE PROTEGENDO com luvas, botas de borrachas ou outro tipo de proteção para as pernas e braços (como sacos plásticos duplos). Lave com água e sabão pisos, paredes, bancadas e objetos caseiros desinfetando após com água sanitária (Hipoclorito de Sódio a 2,5%) na proporção de 1 xícara de chá (200 ml) do produto para 1 balde de 20 litros de água; umedeça um pano na solução e passe nas superfícies, deixando secar naturalmente.

·         Todos os alimentos e remédios que foram molhados deverão ser jogados fora. 

·         Se a caixa d'água foi invadida, lave e desinfete antes de reabastece-la.

 

 

Clique e veja como se proteger da Leptospirose

 

 

 Clique nas figuras abaixo e veja orientações sobre a Leptospirose e dicas de como evitar roedores no ambiente

          

Figura azul e amarela com desenho de um rato. Escrita: Leptospirose