O que é o SMAESF? | O aplicativo
O que é o Sistema de Monitoramento e Avaliação da Estratégia de Saúde da Família?
O Município de São Paulo conta com equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), implantadas e mantidas em conjunto com Instituições Parceiras (IP) e Organizações Sociais (OS). A necessidade de monitorar e avaliar a assistência prestada por estas instituições levou a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP), por meio das Coordenações da Atenção Básica (CAB), Epidemiologia e Informação (CEInfo) e de Vigilância em Saúde (COVISA) a criarem, em janeiro de 2008, o Sistema de Monitoramento e Avaliação da ESF (SMAESF)1 composto por um conjunto de 17 indicadores distribuídos em cinco eixos, conforme Quadro I.
Para operacionalizar as atividades de monitoramento foi desenvolvido um aplicativo, utilizando-se o software Microsoft Access, que automatiza o cálculo dos indicadores e gera relatórios em vários níveis de agregação de estabelecimentos: Supervisões Técnicas e Coordenadorias Regionais de Saúde da SMS-SP e Instituições Parceiras e Organizações Sociais. São importadas bases de dados consolidadas pelo nível central dos Sistemas de Informações da Atenção Básica (SIAB versão Regional), de Sintomáticos Respiratórios (SINRESP) e dos Planos de Trabalhos das IP e OS. O cálculo dos indicadores é realizado por programação SQL (Linguagem Estruturada de Pesquisa). O aplicativo possibilita a geração, visualização e impressão de relatórios a partir da seleção do eixo de monitoramento, do indicador, do mês de competência e do nível de agregação dos estabelecimentos de saúde. Possibilita também a visualização da evolução dos indicadores em períodos selecionados pelo usuário (série histórica). Para possibilitar a imediata visualização do alcance das metas estabelecidas foi associada uma sinalização cromática aos indicadores calculados:
É possível armazenar o relatório em arquivo tipo “PDF”. Mensalmente o aplicativo do SMAESF é atualizado pela Gerência de Informação Assistencial da CEInfo, e disponibilizado via INTRANET para os usuários previamente cadastrados.
A parceria entre as Coordenações envolvidas no desenvolvimento deste aplicativo gerou uma ferramenta que potencializa e amplia o uso da informação em prol da busca pela melhoria da qualidade da assistência.
1Em consonância com a Política Nacional da Atenção Básica do Ministério da Saúde.
O aplicativo está sendo desenvolvido em versão web (My SQL e PHP), incorporando algumas mudanças que possibilitam, por exemplo, calcular médias de um período selecionado, e automatizando uma série de rotinas de atualização dos dados.
Versão Acess
Esta é a tela de entrada do aplicativo
Especifique nos quadros de opções os limites da sua pesquisa
Os resultados são apresentados em tabelas com sinalização cromática
É possível selecionar uma série histórica referente a um eixo de Atenção, escolhendo as competências de interesse
Versão Web
Visualize os resultados sobre um eixo de Atenção para Supervisões de uma Coordenadoria
Ou apenas em relação a uma determinada Coordenadoria
Veja o Plano de Trabalho por Instituição Parceira
Acesse as médias de um indicador para um determinado período, alcançadas nas Supervisões