Sapopemba completa 102 anos com diversas atrações

Programação completa terá variedade de eventos a serem realizados

O distrito do Sapopemba completa mais um ano de existência, e como já é costumeiro, com diversas atrações para marcar a data. Entre as várias atividades que serão oferecidas, está a prestação de serviços do Cidadania em Ação, com orientações de Saúde e Beleza, informações sobre cursos profissionalizantes com um dos grandes parceiros, o Senai Humberto Reis Costa, e este ano a parceria inédita com a unidade localizada na Fazenda da Juta do Fábricas de Cultura, que trará várias apresentações culturais.


CEU Sapopemba é um dos principais pontos da região (Foto: Elizabete Florido)

A data oficial é 26 de junho, mas para entrar logo no clima de festa, as atrações e atividades acontecem no sábado, dia 23, a partir das 9 horas, no Parque Zilda Arns, altura do 8.600 da Sapopemba.


Parque da Integração foi inaugurado há poucos mais de 2 anos e conta com inúmeras atrações (Foto: Elizabete Florido)

Confira a programação completa e os parceiros da festa:

- Informações sobre Cursos Profissionalizantes Gratuitos – SENAI “Humberto Reis Costa” – Vila Alpina

- Cadastro para emprego (Vagas de emprego, Emissão de Carteira de Trabalho)

– Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho – Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT)

- Aferição de pressão arterial e Exame de glicemia – Massao Drogarias

- Espaço Saúde ( Pediatra, Psicólogo e Oncologista) – Massao Drogarias

- Zoonoses – orientações e prevenção – Supervisão Técnica de Saúde - Vigilância em Saúde Ambiental Vila Prudente/ Sapopemba (SUVIS)

- Beleza e Saúde (corte de cabelo, esmaltação, maquiagem) – Embelleze Sapopemba e Drogasil

- Educação de Tränsito – Companhia de Engenharia de Tráfego - CET

- Orientações sobre DST/Aids e distribuição de preservativos – SAEDST/Aids “Herbert de Souza” - Betinho

- Orientação Jurídica – OAB São Paulo – 103ª Subseção Vila Prudente

- Oficina de Artesanato com a artesã Ana Claudia Reis Lopes

- Meio Ambiente e Saúde – CADES Vila Prudente e Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – Núcleo Leste II

- Atividades de Escoteirismo – Grupo de Escoteiros Temiminós

- Massagem Terapêutica – acupunturista Marli Nascimento

- UMA (Unidade Móvel de Atendimento) – AES Eletropaulo

- Aulas demonstrativas de Inglês – CNA Parque São Lucas

- Atividades de Recreação ( Pintura de rosto, Piscina de Bolinha, Cama Elástica, Palhaço)

- Apresentações Culturais – Fábrica de Cultura do Sapopemba

- Oficina de Pipas – Artment Enfeites de Rua

- CEU Sapopemba também faz aniversário

Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Construtora Queiroz Galvão S/A

Apoio: Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar do Estado de São Paulo, CET, SABESP, Secretarias do Verde e do Meio Ambiente, do Trabalho, e da Saúde.

Um pouco de história

A região do Sapopemba foi oficialmente fundada em 26 de junho de 1910 e desmembrada de Vila Prudente, quando virou distrito, em 1985. Margeada por uma avenida de mesmo nome, a Sapopemba, com uma extensão de 40 km e que passa por quatro subprefeituras, sendo a maior parte nesta Subprefeitura, e com mais de 500 mil habitantes vivendo em seus vários subdistritos, num total de 52, entre eles Conjunto Teotônio Vilela, Fazenda da Juta, Jardim Adutora, Vila Tolstói, Jardim dona Sinhá, Jardim Iva, Jardim Grimaldi, Parque Bancário, Parque Santa Madalena, Sapopemba, Vila Renato, Vila Primavera, só para citar alguns, Sapopemba nem sempre teve esse nome, pois no início era chamada de Monte Rosso pelos imigrantes italianos devido à terra vermelha que havia nessa região, e que era própria para a agricultura, fabricação de telhas e tijolos. Mas os verdadeiros responsáveis pelo povoamento do bairro foram os imigrantes portugueses, que transformaram as grandes extensões de terras férteis, em chácaras para plantação de verduras.


Mercado Municipal do Sapopemba é um dos principais pontos do bairro
(Foto: Elizabete Florido)

Já o nome Sapopemba é originário da árvore de mesmo nome, espécie comum na Amazônia que desenvolve raízes de até 2 metros de altura ao redor de seu tronco, e cujo significado em tupi-guarani é “-"raiz chata, muito enterrada". Situado na região leste da cidade, conta com mais de 300 mil habitantes e abrange 52 vilas e bairros. Um dos principais fatos de sua história foi a construção da Adutora Rio Claro, pelo engenheiro Henrique Novaes, que em 1926 fincou a pedra fundamental do abastecimento na região, concluído em 1937, e que até hoje beneficia mais de um milhão de pessoas na região metropolitana de São Paulo.


Terminal de ônibus é utilizado por milhares de pessoas todos os dias
(Imagem de reprodução)
 

No espírito de união, Sapopemba conquistou diversas melhorias para sua população. Uma vez por semana os moradores se reuniam para discutir o que podia ser feito em beneficio da comunidade, e foi dessa força que chegou o asfalto, tubulação de água e esgoto, unidades de Saúde, três AMAs, dois CEUS (Sapopemba e Rosa da China) e dois mercados municipais: Antonio Gomes, mais conhecido como Mercadão do Sapopemba, e o Teotônio Vilela.

Hoje, podemos dizer que aquele Sapopemba rural, com ares de sítio deixa suas características para se transformar numa região de desenvolvimento e com mais infra-estrutura. Beleza e lazer também estão presentes na região com o apoio da prefeitura juntamente com a Sabesp, que construíram um dos maiores parques lineares do mundo (são 7,5 km de extensão), o Parque da Integração Zilda Arns, localizado sobre a faixa onde estão enterradas as tubulações da Adutora Rio Claro, da Sabesp. Nele, além das caminhadas em meio ao verde, há playgrounds, equipamentos esportivos para os adultos, quadras esportivas e campos de futebol.


Igreja Nossa Senhora de Fátima recebe centenas de fiéis todos os dias
(Foto: Heitor Pires)

Serviço:

Aniversário de 102 anos do Sapopemba – 8ª Cidadania em Ação
Local: Parque Zilda Arns – trecho da Av Sapopemba, nº 8671 (próximo ao McDonalds)
Data: 23/06/2012, das 9h às 16h
Entrada gratuita.