Escola Estufa promove oficinas gratuitas no mês de junho

Oficinas serão realizadas entre os dias 4 e 29

No mês de junho, de 4 a 29, o Programa Escola Estufa Lucy Montoro oferece gratuitamente diversas oficinas, em razão do mês em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, aos moradores da Mooca, Cambuci, Capela do Socorro, São Miguel, Vila Prudente, Taipas e Sé. Os participantes recebem dicas de como se tornar ecologicamente corretos e adquirem conhecimentos básicos sobre técnicas para o cultivo da própria horta, com custo reduzido.

As Escolas Estufas, da Secretaria de Participação e Parceria, beneficiam a população desenvolvendo atividades para produzir alimentos, usufruir dos benefícios da terra e formar uma horta vertical e caseira com técnicas de jardinagem e paisagismo. E também preparar composto orgânico e cultivar flores e frutos para uma alimentação saudável e livre dos agrotóxicos. O programa é realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento, Educação, Análise e Legislação, por meio da Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares).


Aula inaugural do último curso realizado no mês de abril deste ano (Foto: Elizabete Florido)


Sobre a Escola Estufa Lucy Montoro

Criado em 2008, o programa tem como meta estimular a produção de hortaliças e vegetais, plantas aromáticas, espécies para paisagismo, além de retomar o conceito de hortas comunitárias.

Além de estimular a produção de alimentos saudáveis e de reeducação alimentar, o programa também tem a função de ser uma alternativa para geração de renda. A meta da Secretaria de Participação e Parcerias é de instalar uma escola estufa em cada uma das 31 subprefeituras

Em 2011, o programa capacitou e certificou mais de 800 alunos. Na região de Vila Prudente, São Lucas e Sapopemba, a Escola Estufa foi inaugurada em 05 de outubro de 2010, e desde então já capacitou 8 turmas de alunos, totalizando quase cerca de 120 pessoas. (em média, 15 alunos por turma)

Informações sobre oficinas ambientais e consulta de endereços devem ser realizadas pelo telefone 3106-0507.