Pista de caminhada e Bosque da Leitura são entregues no Tucuruvi

Reivindicação antiga da população, a colocação de piso adequado para a caminhada permite a prática regular do esporte no Parque Lions Club Tucuruvi.

   Na manhã deste domingo (5/12), o prefeito de São Paulo e os secretários do Verde e Meio Ambiente e de Cultura entregaram oficialmente a pista de caminhada e o Bosque da Leitura do Parque Lions Club Tucuruvi, na Zona Norte.
   A colocação de piso adequado para caminhada era uma reivindicação antiga da população local, que agora pode praticar esporte tranqüilamente.
   "Esta é uma parceria importante entre a direção do parque e as Secretarias do Verde e do Meio Ambiente e da Cultura. A pista, que era uma reivindicação antiga, está pronta para o uso e o Bosque da Leitura junto com a pequena biblioteca formada pela própria comunidade também. Assim estamos dando continuidade a nossa meta de revitalizar as praças e parques da Cidade de São Paulo. Este é um exemplo: recuperação do espaço público para a comunidade", disse o prefeito.
   O parque recebe aproximadamente 4.200 pessoas por semana. Os visitantes têm acesso a três quadras, playground, churrasqueiras, jardins franceses, a nova pista de caminhada e uma área de convivência onde há livros para empréstimo, pesquisa e leitura rápida. São 23.700 m2 de área à disposição da comunidade, aberta diariamente das 6h às 18h.
   A vegetação do parque é composta por quaresmeiras, sibipirunas, patas de vaca, ipês, amoreiras, gerivás, pau-brasil, entre outras. Essa variedade de espécies atrai pássaros como sabiás, periquito rico, alma de gato, bem-te-vi, sanhaços, chupim, joão de barro e beija-flor. No final de 2009 e início de 2010, macacos da espécie bugio e sagüis também foram vistos no parque.

Acervo comunitário de livros e Bosque de Leitura

   O Bosque da Leitura é uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura que ajudou na triagem de aproximadamente 5 mil exemplares de um acervo comunitário que era mantido pelos freqüentadores do parque. Os livros, revistas, gibis e jornais, com conteúdo infantil, infanto juvenil e adulto podem ser utilizados para pesquisa local ou empréstimo.
   O espaço de leitura passou por readequação e ganhou uma sala destinada a preservar o acervo. A mudança otimizou e requalificou a área de convivência do parque reservando espaço para estimular as crianças ao hábito da leitura. Mesas adequadas à altura das crianças e tapetes emborrachados para atividades tornaram o local ainda mais aconchegante e propício à leitura.
   O Bosque da Leitura funcionará todos os domingos das 9h30 às 16h. Além de promover o lazer e a cultura, o novo equipamento divulgará a programação das bibliotecas públicas da Cidade como saraus, contação de histórias e encontros com escritores. Atualmente, a São Paulo possui sete Bosques da Leitura. Os parques do Carmo, da Luz e Anhanguera, por exemplo, também possuem equipamentos desse tipo.
 

   Confira a programação dos proximos dias aqui :

www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/santana_tucuruvi/noticias/index.php