Bairro de Santana ganhará 24 mil metros de calçadas verdes

Munícipes poderão sugerir vias para serem contempladas pelo projeto; passeios verdes facilitam o escoamento das águas das chuvas

A Secretaria das Subprefeituras, por intermédio da Subprefeitura Santana, e em parceria com a Dersa, vai construir 24 mil metros de calçadas verdes no Bairro de Santana, na zona norte de São Paulo. Os passeios terão introdução de faixas de grama de 50cm, facilitando, assim, o escoamento das águas da chuva. Os munícipes poderão sugerir à Subprefeitura uma via para ser contemplada pelo projeto.

Entre as beneficiadas estão as avenidas General Ataliba Leonel, Zaki Narchi e Luis Dumont Villares. Além das calçadas o projeto promoverá o plantio de novas mudas de árvores, como Ipê e Ingá. As faixas receberão grama do tipo Amendoim, que, devido à sua profundidade e entrelaces de suas raízes, evita que o solo seja encharcado, em uma medida preventiva contra alagamentos.

Os munícipes poderão opinar sobre os próximos locais a serem beneficiados pela ação. É possível sugerir à Subprefeitura uma via para ser contemplada pelo projeto. Para isso, devem se dirigir à praça de atendimento da Subprefeitura Santana/Tucuruvi. Entretanto, antes de contemplar um determinado passeio, serão analisados alguns requisitos como a largura da via e o número de solicitações para o mesmo local.

A iniciativa faz parte da compensação ambiental que está sendo realizada em decorrência da obra de ampliação da Marginal do Tietê. A ação inclui também o plantio de árvores e, somente na região de Santana, já foram plantadas cinco mil mudas.