PADARIAS PASSAM POR VISTORIA DE ACESSIBILIDADE EM SANTANA

Vistorias foram realizadas nos estabelecimentos de Santana, Tucuruvi e Mandaqui

Na última quarta-feira, 5 de maio, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) e a Subprefeitura Santana/Tucuruvi realizaram uma operação conjunta de fiscalização em acessibilidade em padarias nos três distritos que compõem a região – Santana, Tucuruvi e Mandaqui.

A operação teve a participação de engenheiros e arquitetos da CPA – Comissão Permanente de Acessibilidade, da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Foram verificadas a falta de acessibilidade física para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Agentes da Subprefeitura realizaram, ainda, ação fiscal nos locais, notificando os proprietários para a apresentação da licença de funcionamento. Foram vistoriados 30 estabelecimentos.

Todas as padarias receberam notificação para construir rampa de acessibilidade em pelo menos um dos acessos, garantir espaço de circulação interna e instalar sanitários adaptados.

 

Conscientização

 

O secretário Marcos Belizário, da SMPED, explicou que o objetivo principal desta primeira fase não é multar os dois tipos de estabelecimento, mas apontar os erros e conscientizar os proprietários.

Para o Subprefeito de Santana, Sergio Teixeira Alves, a operação é de extrema importância. “É essencial que os estabelecimentos proporcionem as devidas condições de acessibilidade, um direito de todos, e que o poder público colabore no cumprimento dessas medidas”.

 

Desrespeito às Vagas de Estacionamento

 

Durante a fiscalização em uma padaria, em menos de dez minutos duas pessoas estacionaram indevidamente seus veículos na vaga destinada a deficientes. Em um dos veículos foi colocado um folheto explicativo, elaborado pela SMPED, com o objetivo de conscientizar a população sobre a utilização adequada das vagas de estacionamento destinadas às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.