Programa 5S

Conceito

O 5S é uma prática desenvolvida no Japão que ensina bons hábitos e eliminação de desperdícios e perdas. Teve início logo após a Segunda Guerra para combater as sujeiras das fábricas e é ensinado de pai para filho como princípio educacional para a formação de indivíduos.

Objetivo

Tem por objetivo manter a empresa limpa e zelar pelo local de trabalho para alcançar a motivação, segurança, qualidade e produtividade, com base no pensamento enxuto: fazer cada vez mais com cada vez menos - menos esforço humano, menos equipamento, menos tempo e menos espaço - e, ao mesmo tempo, aproximar-se cada vez mais e oferecer aos clientes exatamente o que eles desejam.

Sensos

  • Seiri
  • Seiton
  • Seiso
  • Seiketsu
  • Shitsuke


1º S - Seiri – Senso de Liberação de Áreas

Lema: “Só tenha as coisas realmente necessárias”

2º S - Seiton – Senso de Organização
Lema: “Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar”

3º S - Seiso – Senso de Higiene e Limpeza
Lema: “O desafio é não sujar para não precisar limpar”

4º S - Seiketsu – Senso de Saúde
Lema: “A saúde é a ponte que liga todos os sensos ao da disciplina“

5º S - Shitsuke – Senso da Disciplina
Lema: “Manter e praticar de forma correta e contínua tudo aquilo que está determinado, transformando o 5S num modo de vida”


Suas ações iniciais são de natureza mecânica: classificar, ordenar e limpar. Essas práticas promovem a imediata mudança do ambiente físico em torno da pessoa.

Suas conseqüências são as profundas mudanças nas relações das pessoas consigo mesma, com os outros e com a natureza.

É importante lembrar que para implantar o Programa 5S, não basta apenas traduzir os termos e estudar sua teoria e aplicar seus conceitos. Sua essência é mudar atitudes, pensamento e comportamento pessoal, visando melhorar o ambiente de trabalho, a saúde física e mental dos empregados e o sistema da qualidade.


Comitê 5S


 

Veja aqui as responsabilidades do Comitê 5S (arquivo DOC)