Subprefeitura Santo Amaro entrega o Relatório de Gestão

Relatório foi entregue ao Instituto Paulista de Excelência da Gestão (IPEG)

Em abril a Subprefeitura Santo Amaro entregou ao IPEG - Instituto Paulista de Excelência da Gestão 06 (seis) cópias do RG - Relatório de Gestão, firmando sua participação no PPQG - Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão.


Entregar o RG preenchido dentro do prazo é o resultado do comprometimento dos facilitadores da qualidade e dos integrantes dos grupos de trabalhos do Núcleo de Gestão e Qualidade SP/SA, que durante os meses de fevereiro, março e abril se reuniram para analisar a conformidade do sistema de gestão em relação aos critérios de avaliação do PPQG, que representam o consenso global sobre a excelência das práticas de gestão.


Ao lado, a capa do RG com a foto da Praça Floriano Peixoto em 1936.



Próximos passos

O RG passa pela análise dos examinadores do IPEG, que promove o prêmio e, se necessário, marcam uma visita à organização, que funciona como uma auditoria. Ao final do processo de avaliação, as organizações inscritas, certificadas ou não, recebem um Relatório de Avaliação com as oportunidades de melhorias assinaladas pelos examinadores. Cabe então, ao Subprefeito e equipe analisar as sugestões e implantar práticas que preencham as lacunas apontadas. É esse o grande objetivo da participação da Subprefeitura no PPQG 2010.

A participação nos Prêmios de Gestão faz parte da metodologia de capacitação dos servidores envolvidos no Programa da Qualidade na Gestão Pública em implantação desde 2007, pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras.

 


Como tudo começou ...

Em outubro de 2009 a SP/SA recebeu o RA - Relatório de Avaliação. A partir deste documento a equipe começou a conhecer os pontos fortes e as oportunidades de melhoria de cada item dos critérios de avaliação e, durante o ano de 2009 e 2010, estão sendo implantadas novas práticas de gestão coerentes com os critérios de excelência. Confira algumas ações:

 

  • Benchmarking

A Subprefeitura Santo Amaro adotou como referencial a Subprefeitura Ermelino Matarazzo por seguir os critérios de excelência da FNQ e ter a melhor pontuação dentre as Subprefeituras candidatas ao Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão. As facilitadoras da qualidade SP/SA realizaram no dia 16 de março o intercâmbio das informações e das oportunidades de melhoria nos processos internos, aprendizagem contínua e análise dos resultados dos principais indicadores.

Da direita para esquerda: Subprefeito da SP/EM Eduardo Camargo, facilitadora da qualidade de SA/EM Sônia Duenia, facilitadoras da qualidade da SP/SA Marilia Lino e Gina Seixas e Coordenador de Adm. e Finanças de SA/EM Odilom Gomes.

 

  • Avaliação do desempenho de fornecedores

Visando atender às necessidades de seus clientes com qualidade, custo e prazo adequados, o Subprefeito Aílton Araujo e equipe reuniram-se no dia 30 de março com representantes das empresas terceirizadas para avaliar os serviços prestados e identificar as oportunidades de melhoria. Foram apontados o desempenho e controle individual para incentivar a melhoria dos padrões de fornecimento.

 

 

(Texto: Marilia Lino)