Subprefeituras - capacitação e melhoria continua

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras em parceria com o Instituto Paulista de Excelência da Gestão - IPEG promoveu nesta segunda-feira, 02/03, o curso "Elaboração do Relatório de Gestão" para servidores de sete subprefeituras.

Ministrada pelo consultor Renato Aldarvis a capacitação teve como objetivo orientar sobre a preparação do Relatório da Gestão (RG), que é o conjunto de respostas aos requisitos de cada item de processos gerenciais, ou seja, responde como a organização está aplicando, no seu dia a dia, os fundamentos da qualidade.

“O curso é importante, pois apresenta um método que realmente facilita a elaboração do RG, por meio da utilização de formulários e roteiros que contém aspectos que não devem ser esquecidos na descrição das práticas”, conta Maria Angela Watanabe Shimizu, do Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade da Secretaria das Subprefeituras (NTGQ/SMSP).

Participaram desta edição os servidores das subprefeituras Ermelino Matarazzo, Santo Amaro, São Mateus, Parelheiros, Penha, Cidade Ademar e Jaçanã. Antes, os servidores das subprefeituras Perus e Santana participaram da capacitação promovida em janeiro.

Todo esse esforço, tanto dos servidores das subprefeituras como da secretaria, ocorre em virtude de uma das estratégias adotadas pelo NTGQ/SMSP para disseminar os conceitos da qualidade no âmbito da Secretaria de Coordenação e Subprefeituras; escrever e submeter seus Relatórios de Gestão a avaliação externa do IPEG.

Em 2008, onze subprefeituras redigiram seus relatórios e receberam a visita dos examinadores do IPEG. Destas, oito foram certificadas, ou seja, alcançaram os pontos exigidos pela categoria I – órgãos públicos e por conseqüência receberam o Relatório de Avaliação (RA). Neste ano, estas subprefeituras, capitaneadas pelos Facilitadores da Qualidade, ao invés de redigir relatórios trabalham os pontos fracos apontados pelos examinadores e estudam a implantação de novas práticas de gestão. “É o principio da melhoria continuada. As oportunidades de melhoria, apontadas pelo RA, precisam ser estudadas para que novas práticas sejam implantadas e a lacuna preenchida. A partir daí, em 2010, podemos submeter a gestão a uma nova avaliação externa”, explica Beatriz Tedesco, integrante do NTGQ/SMSP.

Neste ano, dezoito subprefeituras decidiram submeter sua atual gestão a uma avaliação. Como conseqüência a carga horária de treinamentos foi reforçada. “Os servidores destas subprefeituras estão sendo priorizados. Precisamos municiá-los de conhecimento para que possam, da melhor forma, descrever o atual momento da gestão e em seguida dar andamento as melhorias”, conta Maria da Graça Ferreira, integrante do NTGQ/SMSP. “As subprefeituras que ainda não estão participando deste processo, também contam com a assessoria da nossa equipe que realiza palestras de sensibilização e cursos introdutórios”, completa.

Com o objetivo de modernizar o sistema de gestão, de forma a aumentar a satisfação da população com o serviço público, desde 2007 a Secretaria das Subprefeituras conta com o Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade / SMSP que coordena o Programa da Qualidade na Gestão Pública junto aos Núcleos da Qualidade das Subprefeituras, formado por servidores conhecidos como Facilitadores da Qualidade. É deles a função de disseminar os conceitos e fomentar a implantação de novas práticas de gestão, junto ao Subprefeito, Chefe de Gabinete, Coordenadores e Assessores, de acordo com os critérios de excelência que norteiam o modelo de gestão Gespública, em implantação nas subprefeituras.

Participaram desta edição os servidores: Adeildes Lopes Cavalcanti, Eliane Nicolli Bittar, Flávia Aparecida Moreira Antunes Macedo de Andrade, Gilberto Ulanin, Janaina Gonçalves da Silva, Marcilânia Áurea Rodrigues Silva, Maria Angela Watanabe Shimizu, Maria Aparecida Monteiro de Almeida, Rosemeire Pereira Lopes Bueno, Selonita Barros Pereira, Sonia Duenias Gonçalves da Silva, William Fortunatti.