Curso - Reciclagem conceitos 5S

 

Nesta quarta-feira (11), no auditório da sede da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, 54 servidores que desenvolvem o papel de multiplicadores do 5S, se reuniram para cumprir mais uma etapa do Programa 5S: Treinamento Reciclagem dos Conceitos 5S.

“Na primeira vez que realizamos este curso, em 2007, os servidores olhavam com desconfiança. Não acreditavam que poderiam colocar em prática em suas unidades as ações descritas na apresentação”, conta Janaina Garcia, que ministrou o curso. “Hoje, dois anos depois, além de contarmos com a participação de todos, o que demonstra o envolvimento, podemos contar com suas sugestões e idéias para melhorar o andamento do programa 5S”, finaliza Janaina , que é especialista na implantação dos 5 Sensos e integrante do Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade / NTQG/SMSP.

A data que marcou o início do 5S, conhecido como dia “D”, realizado em 12/06/2007, ficou famoso entre os servidores pois, no mesmo dia, foram descartados cerca de 150 toneladas de material sem utilidade. “O dia D simboliza a entrada da filosofia do 5S nas unidades da Secretaria das Subprefeituras. Mas, não podemos esquecer que aplicação dos cinco sensos é diária. Quando essa rotina estiver estabelecida e fluir naturalmente teremos atingido o objetivo”, relata Eloina Esteves, especialista em 5S e integrante do NTQG/SMSP.

O 5S foi a primeira ferramenta de gestão implantada pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, por meio do NTQG, em virtude do programa Qualidade na Gestão Pública. Inserir novos valores dentro de uma organização demanda tempo e continuidade. A implantação do 5S é um bom exemplo. Por meio dele podemos perceber o interesse dos  servidores em melhorar seu ambiente de trabalho. Esta nova organização rapidamente é refletida na qualidade dos serviços prestados e reconhecido pelo cidadão de São Paulo, nosso principal objetivo ", analisa o secretário  de Coordenação das Subprefeituras.

 Em 2007, foi composto um Comitê do 5S na secretaria e em cada subprefeitura. O comitê é responsável pela implantação e implementação dos sensos e é formado por servidores indicados pelos Subprefeitos e facilitadores da qualidade para desenvolver o papel de gerente e de coordenadores de capacitação, facilitação, divulgação e avaliação.

Desta reunião, participaram os servidores responsáveis pela capacitação. Eles saíram com a tarefa de repassar o treinamento a todos os multiplicadores e realizar o planejamento dos treinamentos da força de trabalho até 31/03. Até o final de abril, todos os servidores – cerca de 10.000 - deverão participar do curso de reciclagem dos conceitos.