Calendário de vacinação de cães e gatos de dezembro já está disponível

Imunização dos animais acontece em todas as regiões da cidade

 A Prefeitura de São Paulo divulga o calendário de vacinação de cães e gatos para o mês de dezembro, que será realizada em todas as regiões da cidade. A imunização dos animais é a melhor forma de garantir a manutenção de controle da raiva e, consequentemente, para a população humana. Ela é obrigatória e deve ser realizada anualmente.

Além de ser uma das mais antigas zoonoses conhecidas pela humanidade, a raiva é uma doença infectocontagiosa provocada por um vírus, transmitido normalmente pelo contato da saliva de animais doentes, na pele ou mucosa por mordeduras ou escoriações. A doença provoca a inflamação do cérebro (encefalite), fatal em praticamente todos os casos. Por isso a vacinação dos animais é tão importante.

Os animais, cães e gatos saudáveis, devem ser vacinados a partir dos três meses de idade. Na cidade de São Paulo, a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) possui 18 postos fixos da em todas as regiões, aos quais os cidadãos podem levar seus animais para serem vacinados gratuitamente. Você pode consultar a relação dos postos aqui.

Para realizar a vacinação, o proprietário deve identificar, no comprovante de vacinação, o nome do animal e nº do Registro Geral Animal (RGA).

Cães bravios ou mordedores, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira apropriada, e os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança. Além disso, a DVZ possui uma agenda de ações estratégicas que acontecem ao longo do mês em áreas públicas em todas as regiões da cidade.

Confira a agenda das ações estratégicas de vacinação na primeira quinzena de dezembro:

Zona leste
Dia 1, das 9h às 12h – Itaim Paulista – CEI Diretora Odília Alves Almeida Santos
Dia 2, das 10h às 15h – Cidade Tiradentes – Avenida Metalúrgicos x Rua Santo Rizzo
Dia 11, das 9h às 16h – Guaianases – Rua João Gomes de Farias x Rua Maria Amélia de Assunção
Dia 14, das 9h às 15h – Ermelino Matarazzo – Rua Agreste de Itabaiana x Rua Cristalândia do Piauí
Dia 14, das 9h às 16h – Itaquera – Rua Fontoura Xavier x Rua Venturosa
Dia 14, das 9h às 15h – São Mateus – Avenida dos Sertanistas x Rua Dias Moreia

Zona sul
Dia 2, das 9h às 14h – Santo Amaro/Cidade Ademar – Rua Albino Bento x Rua dos Robalos
Dia 6, das 10h às 15h – M’Boi Mirim – Belchior Félix x Gonçalves Fernandes
Dia 9, das 10h às 16h – Capela do Socorro – Antonio Carlos Benjamin dos Santos x João Amos Comenius (Jardim São Bernardo)

Zona oeste
Dia 9, das 9h às 15h – Lapa/Pinheiros – Avenida Presidente Altino, Jaguaré (Comunidade do Areião)/ Paróquia São José do Jaguaré x Praça Bento de Assis/ Avenida Kenkiti Simomoto, 80 (CEU Jaguaré)/ Comunidade Jaguaré x Diogo Pires

Zona sudeste
Dia 12, das 9h às 15h – Vila Prudente/Sapopemba – Rua Jim Backus x Rua Lucas Lossius e Rua Carlo Coccia x Rua Sargento Hermínio Aurélio
Dia 15, das 9h às 14h – Vila Mariana/Jabaquara – Praça Nicolau Weber

Centro
Dia 15, das 9h às 15h – Santa Cecília - Rua Augusta, 200 (Parque Augusta)