Domingo tem eleição para o Conselho Participativo Municipal

Conheça os 44 candidatos da Prefeitura Regional da Lapa e confira os locais de votação

Será realizado neste domingo, dia 03, das 08 às 17 horas, a Eleição para o Conselho Participativo Municipal. Confira abaixo, os candidatos por ordem alfabética dos distritos que compõem a Prefeitura Regional da Lapa: Barra Funda, Jaguara, Jaguaré, Lapa, Perdizes e Vila Leopoldina. 

 


Alice Yara Oliveira de Assis Fabri
Distrito Jaguara
N.º 52041

 

 


Ana Kika Lanari
Distrito Vila Leopoldina
N.º 54944

 


 


Ana Paula Guedes Barrozo Dias
Distrito Barra Funda
N.º 51739

 

 

 
Antônio Claudino dos Santos
Distrito Jaguaré
N.º 55841

 

 

 
Arthur Augusto Scisci
Distrito Perdizes
N.º 53343

Morador de Perdizes há 32 anos; Engenheiro Civil (FEI/2008); mais de nove anos de experiência em grandes construtoras (Cyrela e PDG); Pós em Engenharia de Segurança do Trabalho (FEI); MBA Gestão de Negócios (FIA); Autônomo / Empreendedor / Síndico.
Motivação: Inclusão, Acessibilidade, Segurança, Autonomia e Conforto.
Meios: Fiscalização e Inovação
 

 

 
Carlos Gilardino
Distrito Vila Leopoldina
N.º 55044

Engenheiro mecânico, nascido e morador da Vila Hamburguesa, Distrito de Vila Leopoldina, desde há muito tempo atuo em defesa de melhorias no distrito Leopoldina. Minha atuação como empreendedor, comerciante e integrante da Associação Vila Hamburguesa me trouxe um olhar para as relações do bairro em desenvolvimento. O controle social se tornou um caminho para integrar políticas públicas com o desejo comunitário de manter o bairro Diverso, Sustentável e Inclusivo, de convivência harmoniosa e onde grupos locais exercem uma ocupação qualificada do espaço público e atuação nos equipamentos públicos locais.

Para tanto atuo e colaboro como Conselheiro eleito das seguintes instâncias:
Saúde:
Conselheiro Gestor da UBS Parque da Lapa
Conselheiro da Supervisão Técnica de Saúde da Lapa
Conselheiro de Saúde do PS da Lapa
Meio Ambiente:
Conselheiro CADES Lapa
Social e Desenvolvimento Urbano:
Integrante do Fórum Social Leopoldina

Também procuro me qualificar para esta atuação e participo regularmente de cursos de capacitação nas Instituições UMAPAZ (Universidade do Meio Ambiente), no Tribunal de Contas do Município, Educação Popular (Instituto Paulo Freire), Empreendedorismo entre outros, procurando sintonizar os avanços das políticas públicas no território.
Pretendo trabalhar na integração e diálogo no território para reforçar a participação social, conectando moradores de maneira a referenciar a história do bairro e conduzir diálogos de bairro no macro desenvolvimento da região.

 

 

 
Cássia Maria Santos Vilas Boas
Distrito Perdizes
N.º 53443

Área de Atuação Profissional:
Editoração e apoio a redes e apoio e WEB
Assim como as outras candidatas: Maria Ester Xavier Pereira do Vale e Maria Ismeria Nogueira Santos, moro e atuo no mesmo bairro. Trabalho de forma integrada no MAVA: Movimento Amigo da Vila Anglo e Jardim Vera Cruz, distrito Perdizes.

Motivos que me levaram a me candidatar ao CMP:
Trabalhar com olhar na Agenda 2030 e na ODS. Entendemos ser necessário trabalhar junto com a comunidade, no sentido de discutir os problemas do bairro: como revitalização da praça, integração com as pessoas, crianças e idosos, considerar os animais, incentivar exercícios físicos, cultura e lazer no parque. Estimular o exercício da cidadania.

 

 


Cesar Giannini
Distrito Perdizes
N.º 53543

Área de atuação profissional e cidadã:
Sou Engenheiro Civil, com especializações (Pós-Graduação) em Engenharia de Segurança e Saúde do Trabalho, Perícias e Avaliações de Engenharia e em Sistemas de Gestão Integrados, que envolvem Qualidade, Saúde e Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Responsabilidade Social. Trabalho em uma empresa privada, que possui contratos com o Governo do Estado, nas áreas de construções escolares, conjuntos habitacionais e saneamento básico. Atuo no gerenciamento e fiscalização de obras nestes segmentos.
Em função de minhas atividades profissionais, com atuação na prestação de serviços na área pública, onde tenho procurado acompanhar as intervenções no Distrito de Perdizes, incluindo o acompanhamento do orçamento e destinação de recursos públicos para obras e trabalhos sociais.

Motivos que me levaram a me candidatar ao CPM:
Com a minha proposta de participação, uma aproximação com a estrutura administrativa da PMSP e da Prefeitura Regional da Lapa, certamente proporcionarão um melhor entendimento das demandas do Distrito de Perdizes, onde moro há 51 anos. Com minha experiência profissional de engenharia na área pública, certamente poderei colaborar com as demandas do Distrito de Perdizes e colaborar com a Regional da Lapa na Gestão de suas atividades, como Conselheiro.
Como pretendo desenvolver meu trabalho no conselho: ter uma participação ativa, acompanhando o desenvolvimento das políticas públicas para o Distrito de Perdizes, trazendo demandas da população de Perdizes e acompanhando as intervenções no Distrito de Perdizes, de modo que haja transparência e coerência na utilização dos recursos públicos.

 

 


Deise de Jesus Marques
Distrito Perdizes
N.º 53643

O nome do meu bairro é Sumarezinho, fica na divisa entre as Prefeituras Regionais (PRs) Lapa e de Pinheiros, mas não aparece em nenhum mapa (rs).
Área de atuação profissional e cidadã:
Movimentos, associações, conselhos etc. Eu sou jornalista há mais de 20 anos. Atuei como repórter em publicações regionais no Estado de S. Paulo, como assessora de imprensa e como freelance. Acumulei experiências no setor público e empresarial, inclusive como empreendedora. Em 2013 lancei meu próprio jornal, O Jornal Madalena SP, que circulou por 2,5 anos, em 10 bairros, incluindo a Lapa. Nesta ocasião, pude conhecer melhor a nossa região, tanto em suas belezas, quanto em suas misérias. Em 2016, infelizmente fechei minha empresa “DM Comunicação”, após 10 anos de vida, ou sobrevida. Hoje trabalho como analista de documentação, como funcionária de uma empresa.

Motivos que me levaram a me candidatar ao CMP:
O motivo pelo qual desejo participar ativamente do conselho municipal é porque, em primeiro lugar, eu acredito no poder do Cidadão para a construção de uma cidade mais humana e justa para seus moradores e visitantes. Em segundo, porque eu gostaria de colaborar para a melhoria dos serviços púbicos e da qualidade de vida para todos os moradores dos bairros que compõem a região da PR Lapa, que recebe ao todo mais de 700 mil pessoas/dia.

Como pretende desenvolver meu trabalho no conselho: 1.º: Pretendo estudar as questões orçamentárias e identificar as prioridades destinadas a cada bairro da nossa sub-Lapa. 2.º: Analisar com a comunidade os valores que a região recebe bem como o valor que ela gera para a cidade. 3.º: Comparar e fazer as novas propostas para o orçamento de 2019. 4.º: Fiscalizar a aplicação do orçamento de 2018. Por fim, o 5.º ponto importante: Ouvir os servidores e avaliarmos as condições de trabalho e o tamanho da equipe que atua na região. Será que são suficientes? Quais suas propostas de melhoria?
Eu sou municipalista, no bom sentido, e espero fazer este trabalho voluntário com um grupo de pessoas também comprometidas com o Bem, o Belo e Verdadeiro da vida! Eu acredito na boa Política da vida em comunidade, que enxerga e respeita as diferenças.

 

 


Édson de Andrade Sales
Distrito Jaguara
N.º 52141

 

 


Eduardo Fernandes de Mello (Edu Mello)
Distrito Lapa
N.º 52542

Área de atuação profissional:
Arquiteto com especialização em Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Trabalho como consultor imobiliário CRECI 166679.
Fui membro da ONG VIBRAR, Vila Brasil Artistas Reunidos, que promovia o evento Arte da Vila Madalena, realizando no bairro 14 edições entre 2003 e 2014. Evento que projetou a imagem dos artistas e contribuiu para a valorização da arte urbana.

Motivos que me levaram a me candidatar:
Morei 20 anos no bairro de Perdizes e moro há um ano no distrito da Lapa. É visível o contraste dos distritos e vejo que na Lapa existe um enorme potencial para revitalização de equipamentos e espaços públicos de modo a valorizar seu patrimônio cultural e ambiental, resgatando a função social de muitos imóveis fechados.
Pretendo desenvolver meu trabalho no conselho, perseguindo as atribuições definidas ao conselheiro. Participando de reuniões e contribuindo com minha experiência profissional.

 


Elanir Silva dos Santos
Distrito Lapa
N.º 52642

Área de atuação profissional e cidadã:
Sou formado em Economia pela PUC-SP, Pós-graduado em Gestão de Negócios pela FAE Business School de Curitiba, Fiz curso de extensão na Escola de Governo de SP e MBA em Finanças pelo Insper, sou filiado ao Partido Novo, desde sua fundação e Membro da ”Sociedade Veteranos de 32 MMDC”. Atuo na área financeira e com planejamento financeiro pessoal.

Motivos que a/o levaram a se candidatar ao CMP:
Tenho buscado um envolvimento cada vez maior com os desafios que a Lapa enfrenta. Sou a quarta geração de minha família neste bairro e quero poder preservá-lo cada vez mais, para que continuemos sendo sempre o bairro referência para toda a cidade.

Como pretendo desenvolver meu trabalho no conselho: Auxiliando na fiscalização do cumprimento do orçamento e contribuindo com ideias que possam fazer com que a Lapa continue sendo um expoente da qualidade de vida e das tradições que fizeram a grandeza de São Paulo!

 

 


Elena Olaszek
Imigrantes
N.º 1716

Elena Olaszek nasceu em 1971, em Buenos Aires, Argentina. Tendo emigrado para São Paulo na infância com sua família. Reside no bairro do Sumaré há 20 anos.
Formou-se em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Católica de Santos (SP), em 1998. Iniciou sua carreira colaborando em vários escritórios renomados em São Paulo até iniciar carreira solo, em 2004. Possui também experiência em design de objetos, projeto e execução de mobiliário com formação técnica em marcenaria.
Atua como arquiteta autônoma no desenvolvimento de projetos com prática em execução e administração de obras, buscando ter uma cartela de clientes, fornecedores e prestadores de serviço preferencialmente na região, para evitar longos e desgastantes deslocamentos na cidade e maior eficiência dos serviços.
Com o conhecimento adquirido pela sua prática profissional pretende colaborar para o desenvolvimento da região e contribuir para melhorar a qualidade de vida de todos. Acredita na importância da sociedade civil organizada e participativa, para tanto se compromete em frequentar as reuniões do Conselho fazendo a ponte entre poder público e a comunidade.
 

 


Filipe Fornari
Distrito Perdizes
N.º 53743

39 anos, formado em Engenharia elétrica, trabalha atualmente no terceiro setor, com ONGs voltadas ao desenvolvimento da juventude e da família. Atualmente, exerce o cargo de Conselheiro Participativo Municipal da Lapa, distrito Perdizes (mandato: 2016-2017). Nesse biênio atuou junto com as Associações de Bairros e com o Conselho de Segurança para levar adiante, junto ao Poder Público, as demandas da sociedade civil. Procurarei manter a mesma linha de atuação, buscando a união das pessoas de bem que desejam melhorar a vida na sociedade em que vivem, e trabalhando em conjunto por soluções que envolvam os munícipes e o Poder Público.

 

 


Gisele Matheus Agnelli
Distrito Jaguaré
N.º 52241

 


Gisele Lopes
Distrito Vila Leopoldina
N.º 55144

Área de atuação profissional e cidadã: 
Movimentos, associações, conselhos etc. Sou ex-auditora e atualmente sou consultora de gestão de riscos, processos e serviços financeiros.

Motivos que me levaram a me candidatar ao CMP:
Representar os moradores da Vila Leopoldina, na busca de um bairro melhor para nossas crianças!

Como pretende desenvolver meu trabalho no Conselho:
Trabalhar juntos aos conselhos que existem no distrito (ex.: CONSEG, etc.). E principalmente ouvir os moradores do bairro, buscando estratégias para dar uma resposta aos problemas.
 

 


Jacqueline Sotanyi Araújo
Distrito Perdizes
N.º 53843

Área de atuação profissional e cidadã:
(movimentos, associações, conselhos etc.)

Profissional:
Atuo na área de Tecnologia e Inovação há mais de 25 anos em grandes empresas e de diversos segmentos sempre em ambientes de muita criticidade, alta disponibilidade e segurança. Atualmente possuo uma empresa de TI com foco em Consultoria de Projetos, Governança e Representação Comercial de Aplicações voltadas à Educação. Tenho formação acadêmica em MBA Executivo em Gestão de Projetos na FGV, Pós-Graduação em Análise de Sistemas e graduação em Processamento de Dados, ambos na Universidade Mackenzie.

Cidadã:
Participo das reuniões zonais do partido político a qual sou filiada, participo das reuniões municipais das mulheres do mesmo partido, participo do Grupo Mulheres do Brasil e faço parte da Comissão de Políticas Públicas e Privadas, participo de reuniões e cursos da Federação Espírita do bairro.

Motivos que me levaram a me candidatar ao CMP:
1) Conhecer o que está sendo realizado pelos órgãos públicos em benefício da população do nosso bairro;
2) Fiscalizar os gastos públicos e a utilização do orçamento;
3) Participar e colaborar com ideias e ações a fim de melhorar a zeladoria do nosso bairro;
4) Ter um canal de comunicação para levar demandas e reclamações das comunidades e de grupos do bairro.

Como pretende desenvolver seu trabalho no conselho:
1) Participar ativamente das reuniões;
2) Acompanhar as ações e gastos públicos da Prefeitura Regional da Lapa (plano orçamentário e sua utilização);
3) Levar as demandas da comunidade da região, bem como, as reclamações dos moradores hoje postadas em vários grupos das redes sociais;
4) Trocar ideias entre os CPMs para verificar se podemos aproveitar demandas e solução de problemas junto aos órgãos governamentais;
5) Conhecer as obras que serão realizadas no bairro em benefício da população e colaborar com a comunicação e dar sugestões;
6) Colaborar e participar das ações preventivas em casos de epidemias (febre amarela no caso da zona norte, dengue, etc.) e situações de força maior (alagamentos em épocas de muita chuva);
7) Conhecer e colaborar com as ações da Saúde que estão sendo providenciadas para o bem da população, principalmente a mais humilde (há plano de reabertura do hospital Sorocabano, ações de melhorias das UBSs, falta de remédios para população, vacinas, etc.);
8) Trazer e colaborar com as ações para melhorar a segurança do bairro, iluminação, câmeras (City Câmeras), policiamento, etc.;
9) Discutir sobre coleta seletiva de lixo e reciclagem;
10) Propor eventos para participação da população;
11) Propor revisitar áreas de ciclovias não utilizadas ou subutilizadas no nosso bairro;
12) Criar movimentos para doações de roupas, móveis, brinquedos aos mais necessitados.

 

 


José Guilherme Menani Júnior
 Distrito Perdizes
N.º 54043


 


Kauana de Souza Santos
Distrito Barra Funda
N.º 51839

Moradora da Água Branca (distrito Barra Funda). 35 anos, Auxiliar de Cozinha. Pretendo ajudar as comunidades, defender políticas de moradia, saúde e educação. Lutar pela comunidade em que moro e outras comunidades de nossa região, participando de todas as reuniões e lutar ainda por esses e outros objetivos pelos quais sempre lutamos.

 

 


Lucas Edivaldo Godoy
Distrito Barra Funda
N.º 55739

 

 


Marcela Barretta
Distrito Lapa
N.º 52742

 

 


Marcelo José Gomes S. Souza
Distrito Perdizes
N.º 55943

Sou empresário, com formação em Direito. Tenho propostas para nossos bairros: Que toda instituição financeira seja obrigada a colocar um mínimo de 12 câmeras de vigilância ligadas à Polícia numa distância de 5 km. no entorno, como todo novo empreendimento, tanto comercial, como de moradia e que também coloque câmeras em seu entorno só que 6 em 3 km. E que ainda colaborem com a colocação de três bases da PM, sendo uma na Avenida Sumaré; outra na Avenida Doutor Arnaldo; e mais uma na Avenida Pompeia.

 

 


Marcelo de Sousa
Distrito Jaguaré
Nº. 52341

Morador do distrito do Jaguaré há 47 anos, e minha família com 55 anos na região.
Sou formardo em História, Geografia e Pedagogia. Pós- graduado em História, Sociedade e Cultura, Gestão Escolar e Neuropsicologia.
No distrito, eu comecei este ano a participar do CONSEG - Conselho de Segurança, para tentar contribuir com alguns dos problemas que afligem nosso bairro. Eu atuava indiretamente, fazendo reclamações e solicitações como munícipe, mas comecei a entender que participando de Conselhos em diversos âmbitos, o trabalho tem uma ampliação maior e com resultados mais efetivos. Para isso, quere me dedicar, caso seja eleito, para cuidar de meu distrito, pois assim também estarei cuidando de minha cidade.
Como disse anteriormente, quero trabalhar juntos a todos os Conselhos do distrito e junto ao moradores para ouvir seus reclames e elaborar estratégias para buscar soluções.

 

 


Maria Ester Xavier Pereira do Valle
Distrito Perdizes
54143

Área de Atuação Profissional:
Comerciária (aposentada)
Assim como as outras candidatas: Cássia Aparecida Santos Vilas Boas e Maria Ismeria Nogueira Santos, moro e atuo no mesmo bairro. Trabalho de forma integrada no MAVA: Movimento Amigo da Vila Anglo e Jardim Vera Cruz, distrito Perdizes.

Motivos que me levaram a me candidatar ao CMP:
Trabalhar com olhar na Agenda 2030 e na ODS. Entendemos ser necessário trabalhar junto com a comunidade, no sentido de discutir os problemas do bairro: como revitalização da praça, integração com as pessoas, crianças e idosos, considerar os animais, incentivar exercícios físicos, cultura e lazer no parque. Estimular o exercício da cidadania.
 

 


Maria Ismeria Nogueira Santos
Distrito Perdizes
N.º 54243

Área de Atuação Profissional: Bibliotecária e Pedagoga (aposentada)
Assim como as outras candidatas: Cássia Aparecida Santos Vilas Boas e Maria Ester Xavier Pereira do Vale, moro e atuo no mesmo bairro. Trabalho de forma integrada no MAVA: Movimento Amigo da Vila Anglo e Jardim Vera Cruz, distrito Perdizes.
Motivos que me levaram a me candidatar ao CMP: Trabalhar com olhar na Agenda 2030 e na ODS. Entendemos ser necessário trabalhar junto com a comunidade, no sentido de discutir os problemas do bairro: como revitalização da praça, integração com as pessoas, crianças e idosos, considerar os animais, incentivar exercícios físicos, cultura e lazer no parque. Estimular o exercício da cidadania.
 

 


Marli Rosani Meleti
Distrito Barra Funda
N.º 51939

Área de atuação profissional:
Psicóloga aposentada, exercendo atualmente a função de Técnica em Arquivologia e Historiografia, trabalhando no Arquivo Histórico da Congregação Salesiana.

Área de Atuação Cidadã:
Movimentos, associações, conselhos etc. Faço parte de um “grupo de moradores”, que luta pela melhoria do entorno do novo Estádio do Palmeiras, a Arena Allianz Parque.
Motivos que me levaram a me candidatar ao CMP:
A experiência nesse grupo de moradores, que faço parte, acabou me trazendo um aprendizado: nem sempre o que é melhor para a população é viável de ser realizado imediatamente, mas a participação de grupos impulsiona as autoridades a agirem mais rapidamente frente às demandas solicitadas. Esse grupo possibilitou uma aproximação com pessoal designado para resolver os problemas da população da Zona Oeste de São Paulo, como o Senhor Prefeito Regional Carlos Fernandes, o pessoal da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) na pessoa do Senhor João Felix e promotores que lidam com as nossas reclamações. Esse movimento despertou-me um interesse em estar mais atenta aos problemas e possíveis soluções do meu bairro.

Como pretendo desenvolver meu trabalho no Conselho:
Além de participar e fiscalizar as ações e os gastos públicos e sugerir ações e políticas públicas nos territórios, itens que já fazem parte das funções das Comissões Participativas, ser a voz da população desse distrito, junto ao Senhor Prefeito Regional e demais Comissões.

 

 


Monica Rosenberg
Distrito Perdizes
N.º 54343

Advogada formada na USP, com mestrado em marketing no ESSEC de Paris, trabalhou com Direito internacional, de família e cível, e também com marketing e publicidade em grandes multinacionais. Frequenta desde 2007 a reabilitação do Hospital Albert Einstein, onde passou a integrar o Conselho Consultivo de Pacientes. Em 2015 ajudou a criar o Instituto Não Aceito Corrupção, do qual é Diretora Executiva.
No Conselho Participativo buscará agilizar as questões que são mais importantes para os moradores da região, usando sua experiência de combate à corrupção para fiscalizar a ação da Prefeitura Regional, com ética e transparência.
 

 


Newton Pereira da Silva Neto
Distrito Perdizes
N.º 54443

 

 


Orlando Souza do Nascimento
Distrito Vila Leopoldina
N.º 55244

 

 


Pedro Nabuco
Distrito Perdizes
N.º 54543

Área de atuação profissional e cidadã:
15 anos de atuação no mercado editorial

Motivo que me levou a me candidatar ao CMP:
O principal motivo da minha candidatura é acreditar na importância da participação popular na administração pública. Fomentar a construção da cidadania, por meio de aumentar o interesse das pessoas nas discussões e construções de políticas públicas locais e trabalhar a comunicação entre população do distrito e o poder público, em especial a Prefeitura Regional, com mais participação e cidadania: políticas públicas podem ser mais eficazes e focadas nas reais necessidades das pessoas; pessoas vão entender melhor seus direitos – e deveres – e alcance e limitações das políticas e sinergias com envolvimento e ações. Pessoas podem reivindicar melhor seus direitos. Exemplo, Por que o caminhão de lixo reciclável não passa na minha rua? Por que as ruas próximas da minha casa ficam com as luzes apagadas? Quando sabemos quanto é gasto com limpeza a varrições, somos mais reticentes em jogar um lixo na rua. Conhecendo o orçamento apertado para manutenção de praças, um grupo de moradores pode se interessar por atuar e intervir na praça do bairro. Noções de pertencimento aprofundam a democracia, pontes entre diversos atores, busca por interesses comuns que visem a melhoria do bairro. Fomentar as potencialidades e vocações do bairro/distrito.

Como pretendo desenvolver meu trabalho no Conselho:
Basicamente de duas formas: Primeiro, compilando ideias, demandas e anseios dos moradores e levando ao Conselho. Segundo, reportando a população. Existem iniciativas difusas, tais como grupos de Facebook, jornal do bairro, além de estruturas tradicionais como clubes, igrejas e associações de moradores bairros/ruas. A princípio usar e fortalecer essas iniciativas e com o tempo testar uma plataforma mais direta de diálogo.

 

 


Renato Donatatello Ribeiro
Distrito Perdizes
N.º 54643
Área de Atuação Profissional:
Instituições Financeiras (diretor executivo) e ex-Conselheiro Fiscal e de Administração Certificado de empresas.

Formação Acadêmica:
Economista, com especializações em Finanças; Administração de Empresas; Gestão Estratégica; e Projetos

Motivos da Candidatura: 
Aos 61 anos de idade e após 44 anos de trabalho, me aposentei em 2017 e, agora, dispondo de tempo livre, experiência profissional diversificada, e me sentindo no dever de contribuir voluntariamente com a comunidade, tenho buscado interagir em diversas frentes, dando maior utilidade social à minha condição de cidadão.
Atualmente, integro grupo de pesquisa sobre a evolução das novas tecnologias no dia-a-dia das pessoas, organizações e cidades, com especial ênfase nos fortes impactos que deverão ocorrer no futuro imediato. Assim, penso ser imperioso que o Poder Público, em especial o Municipal, esteja muitíssimo bem preparado para responder não somente às demandas atuais que já são enormes, como também àquelas que rapidamente se avizinham/intensificam, como: longevidade e saúde; educação qualificada contemporânea; acessibilidade; lazer; qualidade de vida e ambiental.

Como pretendo desenvolver minhas atividades no Conselho:
No Conselho, como em qualquer outra atividade, especialmente aquelas que envolvem a comunidade, alguns princípios de atuação me parecem absolutamente essenciais seja para o Poder Público, seja para os cidadãos:
a) ética e transparência;
b) envolvimento, participação e solidariedade ativos dos cidadãos;
c) eficiência na gestão e nos gastos públicos;
d) disposição para o trabalho e proatividade;
e) visão de conjunto e visão de futuro;
f) persistência otimista

Reforço entender que é OBRIGAÇÃO DE TODO MUNÍCIPE, independentemente de ser ou não representante de sua região, se envolver e se comprometer, em cada simples atitude, com a melhoria de seu ambiente, indignando-se com o que não está bom e agindo para aprimorar nosso bem estar e nossa convivência comunitária. No Conselho, participando voluntariamente e com base nesses princípios, temos de buscar incansavelmente soluções factíveis, úteis, eficientes e transformadoras para os problemas atuais e desafios imediatos de nossa Cidade e de nossa Região.

 

 


Ricardo Martins
Distrito Lapa
N.º 52842

52 anos, casado, dois filhos, residente à Rua Fabia, Gerente de Serviços de TI com especialização em Gestão Imobiliária e de Negócios. De família que está na Lapa há quatro gerações, entre Vila Romana, Pompéia e Perdizes. Vice-presidente do Conselho da Igreja Presbiteriana de Vila Pompéia de onde sou membro há quase 30 anos e que minha família congrega há 5 décadas. Maratonista e ciclista utilizo as ruas para treinos frequentes, o que me fez conhecer detalhes da região.

Me motivei a me candidatar ao CMP após uma conversa com o pessoal OAB Lapa e do CONSEG Leopoldina, onde discutíamos sobre a preocupação do uso racional dos recursos financeiros dos contribuintes para a melhoria da qualidade de vida dos Lapeanos. Em contato com o pessoal da AALP, tive a mesma impressão: A necessidade de uma visão técnica de gestão e ética.

Pretendo desenvolver meu trabalho no CMP, continuando próximo a população, através das associações (como AALP, CONSEG, OAB e instituições religiosas), avaliando de forma crítica, o dia-a-dia da Lapa, principalmente no que toca ao trabalho de zeladoria da nossa sub-prefeitura.

“Pelo uso racional dos recursos na melhoria da qualidade de vida dos Lapeanos”

 


Roberto Pereira Torres
Distrito Vila Jaguara
N.º 55344

Morador da Vila dos Remédios e empresário. Temos muitos problemas no nosso bairro e gostaria de estar mais próximo da administração regional para juntos conseguir solucionar os problemas. Pretendo desenvolver uma parceria da população junto à Prefeitura para a melhor administração do nosso bairro.




Roseane Seprenyi
Distrito Jaguara
N.º 53042

 

 


Rosmari Zenha
Distrito Lapa
N.º 52942

Geógrafa, Mestre em Planejamento Regional e Urbano pela Universidade de São Paulo – USP e pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT. Membro do MOVER- Movimento de Oposição à Verticalização Desenfreada da Lapa e Região e do Movimento Água Branca; Diretora de Meio Ambiente do Movimento Defenda São Paulo e Conselheira do CADES – Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (gestão 2008/2010 e 2011/2012).

A cidade e os distritos que queremos
Nós, cidadãos de São Paulo, temos lutado para viver em uma cidade saudável, sustentável e resiliente. Não tem sido fácil esse caminhar já que o território da cidade é palco de interesses diversos e contraditórios, alguns dos quais não têm compromisso com uma cidade boa para se viver, legado que é nosso dever deixar para as futuras gerações.

Temos que pensar a nossa cidade de forma abrangente, agindo localmente. Os distritos não são “ilhas isoladas”, seus territórios e seus moradores interagem e produzem a cidade.

No caso da região macro-oeste, alguns temas devem ser debatidos:

 A valorização da cidadania e a redução da vulnerabilidade, em especial dos grupos mais frágeis da população;
 A ocupação inteligente do território com respeito à sua capacidade de suporte físico; à integração ao seu ambiente natural e conservação e uso sustentável de áreas protegidas bem como a recuperação de áreas contaminadas, incluindo cemitérios; à preservação do patrimônio histórico, urbanístico, fabril e afetivo e o resgate da água e dos córregos;
 O manejo sustentável dos resíduos sólidos;
 O controle da poluição atmosférica e uma política de mobilidade urbana sustentável;
 Padrões de consumo sustentáveis;
 Oportunidade de negócios (utilizando o robusto Sistema de Ciência e Tecnologia da região para apoio às MPEs, empreendedores e startups da Lapa e Região);
 O monitoramento e novas proposições para as Operações Urbanas em andamento e/ou futuras.

Como pretendo desenvolver o trabalho de conselheira
Em parceria com os/as demais conselheiros (as) eleitos, não apenas no Distrito da Lapa, mas também nos demais distritos que compõem a região macro-oeste. A população deverá ter um protagonismo central na condução das propostas e das ações. Pretendemos propor grupos de trabalho para tratar do que chamamos de projetos catalisadores, a serem selecionados pela população.

 

 


Shirley Jesus dos Santos
Distrito Vila Leopoldina
N.º 55444

 

 


Silvia Villalva Civatti
Distrito Perdizes
N.º 54743

Sou formada em História e Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB) (1989-1990). Com Pós-Graduação em Meio Ambiente e Sociedade pela FESP/SP. (2008-2009) (incompleto.) Cursos básicos e avançados de fotografia analógica e digital.
Não atuei nestas áreas profissionalmente por motivos de força maior e por trabalhar em empresas familiares do ramo de alimentação e informática. Mas me utilizo muito de minha formação pessoal nestas áreas de Humanas para a atuação na área cidadã, onde me dedico a ações em defesa do Meio Ambiente, dos Direitos Humanos e Direitos Indígenas, participando em coletivos, em páginas da internet, redes sociais e escolas com palestras, debates, exposições fotográficas, etc.

 

 


Silvio Batista de Almeida
Distrito Jaguara
N.º 52441

Minha atuação na área profissional e cidadã representativa atual:
Sou vice-presidente do Conseg Pirituba e Conselheiro Gestor do Posto de Saúde (UBS) de Vila Jaguara. Devido já ter sido conselheiro participativo na gestão de 2014, completando o mandato de 2 anos, já venho com uma experiência anterior na área, e me ofereço a minha candidatura ao Conselho Participativo do Distrito Lapa, distrito Jaguara. Quero desenvolver um trabalho, levando todas as dificuldades e demandas do Bairro, em reuniões realizadas pelos órgãos competentes.

 

 
Solange Viana de Oliveira
Distrito Lapa
N.º 53142

Sou Lapeana, residente na Lapa de Baixo, especificamente no Central Parque Lapa, há mais de 40 anos. Casada, mãe do Matheus e da Leticia, incentivadores da minha candidatura e um dos principais motivos de eu querer cooperar com a melhoria da região onde moramos.
Com sólida carreira em Publicidade e Marketing em minha trajetória profissional. Hoje estou coordenadora nacional da Campanha Escolha a Calma, Instrutora Sênior de Mindfulness pelo MTI, e capacitada em “Valores Humanos no Trabalho e na Educação”.
Empreendedora, coopero com empresas, hospitais e escola, além de grupos particulares, levando programas de auto percepção e autoconhecimento gerando assim transformações com Propósito.

Há 5 anos em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, onde através da Umapaz, facilitada curso, palestras e workshop, de Atenção Plena e Cultura de Paz.
Neste mesmo período fiz o mesmo trabalho, ambos de forma voluntária, no Hospital e Maternidade Cachoerinha e Santa Casa de Misericórdia, com o projeto Cuidando do Cuidador e da Comunidade.

Proposta:

Entender as reais necessidades do bairro, cooperar para que as mesmas cheguem a ser discutidas pelo conselho, juntamente com a Prefeitura regional. Trazer minha experiência descrita acima e buscar promover a Cultura de Paz na região, além de estar ativamente exercendo as atribuições de um conselheiro, como fiscalizar as metas da nossa região.
Para isto pretendo também estar de mãos dadas não só com os conselheiros da Lapa, mas com todos que estão ligados a nossa sub prefeitura. Olhar, Analisar e Compreender as necessidades Macro, mas agir no Micro.
Agradeço desde já sua Confiança e seu Voto!

 

 


Toni Zagato
Distrito Perdizes
N.º 53943
Área de atuação:
Arquiteto de carreira desde 2009 do departamento técnico do Condephaat, órgão de patrimônio histórico do Governo do Estado. Possuo Especialização em Gestão Pública e Economia Urbana (2012) e Mestrado em Políticas Públicas (2017).

Motivos para candidatura:
Moro há mais de seis anos no bairro de Perdizes e identifico que há necessidade de maior atenção aos espaços públicos da região, seja do ponto de vista da infraestrutura (iluminação, calçadas, pavimentação) como do meio ambiente natural e construído (arborização, mobiliário urbano, condição dos espaços), visando à melhoria da qualidade de vida para os cidadãos que habitam e trabalham no distrito. Também observo que há diversos patrimônios culturais e equipamentos, públicos e privados, que poderiam usufruir de melhor articulação com a sociedade na região.

Como atuarei:
Com base nas atribuições legais do Conselho Participativo, comparecerei às reuniões contribuindo com minha experiência, tanto na Administração Pública na área da Cultura, como com o conhecimento técnico e teórico de minha formação de Gestão Pública.

 

 


Ulysses dos Santos
Distrito Lapa
N.º 53242

 

 


Umberto de Campos Sarti Filho
Distrito Vila Leopoldina
N.º 55544

Área de atuação profissional e cidadã:
Movimentos, associações, conselhos etc.
Presidente da Associação Viva Leopoldina, Coordenador do Conselho Participativo da Lapa.

Motivos que me levaram a me candidatar ao CMP:
Me candidatei ao Conselho na Gestão 2015/2017 e agora novamente para a Gestão 2019/2019, sempre com o intuito de buscar por melhorias ao Bairro da Lapa, como também auxiliar a Prefeitura com sugestões, opiniões e dialogar para um bem comum.

Como pretendo desenvolver meu trabalho no Conselho:
Pretendo desenvolver como já o venho desenvolvendo, cumprindo com a função do Conselheiro Participativo, ou seja, fiscalizando contratos, ouvindo a população do bairro, pegando as demandas para que haja melhoria e levá-las até o Prefeito Regional para que possamos achar uma solução em comum acordo para a População, ou indo à Secretárias cobrando melhorias ou até mesmo ao Prefeito do Município de São Paulo, pois agindo destas maneiras poderemos encontrar melhorias para o bairro em que vivemos, sou uma pessoa que tenho acesso a várias instituições e sou ouvido, pois varias instituições tem acompanhado meu trabalho e notaram a seriedade.

 

 


Vanessa Cristina Matarazzo
Distrito Perdizes
N.º 54843

Área de atuação profissional e cidadã:
Artista plástica, Cake designer e produtora de eventos. Movimentos, associações, conselhos etc. (Viva Pacaembu por São Paulo [membro da Comissão de Eventos]; Viva Perdizes [simpatizante e co-administradora da fanpage no Facebook]).

Motivos que me levaram a me candidatar ao CMP:
Acredito que somente com a participação social é possível termos uma cidade melhor.
A vontade de mudar de alguma forma o bairro, ajudar a resolver as questões que afligem os moradores e de acompanhar de perto a atuação da Prefeitura Regional me levaram a me candidatar e entrar neste importante canal de atuação junto ao Poder Público.

Como pretendo desenvolver meu trabalho no Conselho: Atuando diretamente junto à PR Lapa para que as demandas dos munícipes de Zeladoria, Segurança, Saúde, Acessibilidade, Conservação, Meio-Ambiente e outras, sejam feitas de forma efetiva e eficaz, cobrando ações e prestação de contas de utilização do Orçamento e acompanhando a execução e andamento dos projetos prioritários dos distritos pertencentes ao território da Lapa.

 

 


Welton Washington Vieira de Oliveira
Distrito Vila Leopoldina
N.º 55644

Como Conselheiro Participativo quero poder acompanhar e lutar pelos direitos da sociedade em relação ao poder público. Poder lutar para ter um bairro decente e bom para a população e poder acompanhar as áreas da Saúde e da Educação, que tem ficado cada vez mais terrível e também lutar por uma sociedade com igualdade para todos, são as minhas propostas.

Confira os locais para a votação aqui.