Feirantes visitam Pátio de Compostagem e conhecem Feiras Sustentáveis

60 toneladas de dejetos de frutas, legumes e verduras viram adubo em praças e parques

O comprometimento dos feirantes é parte fundamental para o sucesso do Projeto “Feiras Sustentáveis”, que atualmente dá novo destino a toneladas de restos de frutas, legumes, verduras, utilizados como adubo em praças, canteiros e parques.
Na última segunda-feira, dia 25, a convite da Prefeitura Regional da Lapa, AMLURB e INOVA, os feirantes que atuam nas regiões da Lapa, Pirituba, Freguesia, Brasilândia, Casa Verde, Pinheiros e integrantes do Sindicato dos Feirantes de SP foram pessoalmente conhecer o projeto de que fazem parte.

O intuito da visita foi demonstrar a importância da participação do feirante na separação (segregação) dos resíduos orgânicos (FLV) para a compostagem e dos rejeitos que são encaminhados para aterros sanitários.

O processo de compostagem tem início na montagem das barracas, quando os feirantes separam as frutas, legumes e verduras que não poderão ser comercializados. Este material é acondicionado em sacos específicos para a coleta e retirado por funcionários em caminhão exclusivo da INOVA e transportado para o Pátio de Compostagem, localizado no Pátio de Áreas Verdes da Lapa.

Lá, por meio do método criado pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e com a assessoria da Cepagro (Centro de Promoção e Estudos da Agricultura de Grupo), a compostagem utiliza o método de leiras estáticas de aeração natural (canteiros dispostos para receber os resíduos).

Os resíduos são cobertos por camadas de palhas e de poda picada, criando assim um ambiente ideal para o surgimento de bactérias e fungos degradadores da matéria orgânica, de forma controlada, em poucos meses. Os resultados são mais de oito lotes de composto utilizados na adubação de praças, canteiros centrais e jardins públicos e entregues aos feirantes e munícipes.

A INOVA realiza a operação limpeza das feiras livres da parte noroeste da capital e investe na educação ambiental fornecendo orientações a crianças, munícipes e comerciantes sobre a separação e armazenamento de resíduos, de modo a permitir o reaproveitamento dos materiais descartados.

Prefeito regional, Carlos Fernandes, recebeu os dirigentes do Sindicato dos Feirantes no Pátio de Compostagem da Lapa

 

Engenheiro Agrônomo da Prefeitura explica processo que transforma dejetos de legumes, frutas e verduras em adubo

 

Funcionária da Inova, empresa parceira do projeto, explica as técnicas usadas na compostagem