Atende da Vila Leopoldina inicia atividades

Com o equipamento, ocupações irregulares da Gastão Vidigal deverão diminuir

Desde a última sexta-feira, dia 26, a Lapa conta com mais um equipamento de assistência social para acolhimento da população em situação de rua. O Atende (Atendimento Diário Emergencial) da Vila Leopoldina é o quinto inaugurado por esta gestão e oferece espaços de descanso, banheiros e refeitório, além de serviços como higiene pessoal, corte de cabelo, oficinas socioeducativas e encaminhamento para regularização dos documentos.

O espaço tem capacidade para acolher até 50 pessoas durante o dia e 108 à noite e faz parte das ações do projeto Redenção, capitaneado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), cujo objetivo é resgatar e dar oportunidade de tratamento aos dependentes químicos.

Localizado ao lado da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), o espaço já recebeu nestes primeiros dias mais de 50 pessoas.

Desde novembro último, a Prefeitura Regional da Lapa vem intensificando as ações de zeladoria no entorno do CEAGESP e já houve uma expressiva redução no número de barracas irregulares montadas em espaços públicos, situação que era alvo de denúncias recorrentes de munícipes. Agora, com o Atende, as ações e abordagens da assistência social à população em situação de rua serão realizadas duas vezes ao dia.

Como medida complementar, a Prefeitura Regional da Lapa vai dialogar com grupos que fornecem alimentos para a população em situação de rua, afim de que eles atuem em sinergia com o poder público.

Esta oportunidade de acolhimento vai facilitar o trabalho em relação a ocupações irregulares naquela região e principalmente na Avenida Gastão Vidigal”, comenta o prefeito regional da Lapa, Carlos Fernandes.