Rua Viva: Evento no Jaguaré celebra volta do espaço público à comunidade

Festa foi na rua do antigo descarte irregular de lixo e entulho, que hoje foi recuperada

 Moradores da Nova Jaguaré tiveram uma tarde de sábado bem agradável. É que no último dia 11, aconteceu o evento “Rua Viva”, na Rua Onófrio Milano, logo na entrada da comunidade. O local era usado como descarte irregular de lixo e entulho, mas graças às ações do projeto “Nossa Vila Limpa”, com apoio da Inova e Loga (empresas terceirizadas da Prefeitura, responsáveis pela limpeza e coleta de lixo da cidade) e da Prefeitura Regional da Lapa, a rua foi recuperada e hoje, devolvida à população. Para celebrar a conquista, as entidades envolvidas, com o apoio do Instituto Lina Galvani, promoveram uma festa comunitária, com direito a oficinas de Meio Ambiente (plantio de árvores e reaproveitamento de garrafas pets); distribuição de mudas; brincadeiras para a garotada (cama elástica, balão pula-pula e rapel inflável) show musical e grafite nos muros das empresas vizinhas, que também apóiam o projeto.

Segundo o coordenador do projeto Nossa Vila Limpa, Ionilton Aragão, o objetivo do evento foi além de celebrar a conquista, conscientizar mais e mais à população sobre a importância dela também se sentir responsável por cuidar da sua rua.

“Estamos celebrando a devolução da rua à comunidade e o evento é importante porque com a participação dos moradores, eles começam a perceber que a rua tem pertencimento e isso gera uma mudança de comportamento, pois eles vão se conscientizando de que a rua sendo deles, não pode sujar e com as parcerias, tanto da Prefeitura Regional, que fez uma ação de tapa-buraco e reconstrução de guia e sarjeta, como das terceirizadas, com ações constantes de limpeza e zeladoria e das empresas parceiras, que cederam seus muros para o grafite e bancando as tintas, a rua vai se embelezando e esse sentimento de pertencimento se fortalece. Agora é monitorar para continuar assim e ano que vem estejamos aqui novamente celebrando”, explica Aragão.

O prefeito regional da Lapa, Carlos Fernandes, também participou do evento, onde aproveitou para conversar com os organizadores da festa comunitária e com os moradores, ouvindo e anotando as reivindicações.

“Essa parceria tem sido muito importante porque, além de conseguir recuperar uma área que antes servia de descarte irregular de lixo e entulho, criou um canal de comunicação permanente entre Prefeitura e população”, destacou o prefeito regional.

Crianças formaram fila para brincarem na Festa Comunitária promovida pelo Nossa Vila Limpa

Artista faz seu grafite no muro da empresa vizinha e parceira do projeto Nossa Vila Limpa

Grupo de samba se apronta para tocar no evento Rua Viva, na Comunidade Nova Jaguaré

Prefeito Regional Carlos Fernandes, Eugênia Gaspar da Inova e Aragão do projeto Nossa Vila Limpa