Prefeitura inaugura na Lapa a 20ª central de triagem

Unidade vai tratar 300 toneladas de material reciclável por mês gerando renda para 65 famílias cooperadas

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias de Insfraestrutra Urbana e Obras (SIURB) e de Serviços (SES), entregou oficialmente na manhã desta quarta-feira (17), a 20ª Central de Triagem para o processamento e separação de materiais recicláveis. Localizado na Marginal Tietê nº 7.729, no bairro da Lapa, zona oeste, o equipamento, o sétimo instalado pela atual gestão, possui 1.148 m² e tem capacidade para tratar 300 toneladas de material reciclável por mês.

A construção da nova Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos faz parte do Programa Socioambiental de Coleta Seletiva da Prefeitura, e teve um investimento de R$ 1,8 milhão, sendo 75% aplicados pelo município e 25% provenientes de um convênio com o Governo Federal. A obra contemplou a instalação de uma esteira para a passagem e separação dos resíduos, banheiros masculino e feminino, vestiários, área administrativa, refeitório e copa. O projeto atende as Normas Técnicas de Acessibilidade e priorizou a manutenção de áreas permeáveis, captação de água por canaletas e reserva em área de retenção de água pluvial. Além disso, há também estrutura necessária para a instalação de mais uma esteira.

O processo de implantação da central de triagem também incluiu a capacitação da cooperativa que vai operar a unidade. Serão promovidos cursos que envolvem a capacitação operacional, segurança no trabalho, administrativa, cooperativismo e saúde do trabalhador/cooperado, além de atendimento social e curso de informática.

A nova Central de Triagem abrigará a Coopervivabem, cooperativa conveniada à Secretaria de Serviços que beneficia cerca de 65 famílias, gerando renda média mensal de R$ 800 para cada uma delas.

Coleta Seletiva

O Programa Socioambiental de Coleta Seletiva da Prefeitura atende a 75 dos 96 distritos da capital. Desde sua implantação, em 2003, o volume de material coletado cresceu mais de 10 vezes. Hoje, são recolhidas diariamente 214 toneladas de materiais recicláveis.

A Prefeitura mantém convênio com 20 cooperativas - incluindo uma de material eletrônico - que realizam a separação dos materiais. A administração pública subsidia toda a infraestrutura das centrais de triagem e equipamentos de trabalho (caminhões de coleta, equipamentos, galpões, pagamento de consumo de água e luz). Cerca de 1.100 cooperados estão inclusos no programa.

Ecopontos

Além das centrais de triagem, a Prefeitura também disponibiliza ao cidadão 57 Ecopontos para o descarte do entulho de forma correta, evitando o entupimento de bueiros e enchentes nas vias públicas. A rede que está em expansão, deve chegar a meta da atual de gestão que é deixar em operação 96 áreas de coleta até o final do ano, oferecendo o serviço a todos os distritos. Para chegar a essa marca, 36 novas unidades estão em implantação e outras três terão localização definida para funcionar em breve.

Um novo modelo de limpeza pública estendeu, em dezembro de 2011, o funcionamento de todos os Ecopontos que agora também operam em horários não comerciais, além de sábados, domingos e feriados. De segunda a sábado, o horário é das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h. A relação com os endereços de todas as unidades pode ser encontrada na página da Prefeitura, no link http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/amlurb/ecopontos/index.php?p=4626 , por meio da Central de Atendimento da Prefeitura – 156.