Subprefeitura Lapa revitaliza entorno do Ceagesp e troca caixas de madeira por 467 árvores

Ao todo foram retirados 3 milhões de caixas; árvores são de espécies nacionais e impedirão novos despejos irregulares

A região do Ceagesp, o maior entreposto de alimentos da América Latina, está em processo de revitalização: em vez das caixas de madeira, 467 árvores. Este é o projeto da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras e da Subprefeitura Lapa, que começou a ser implantado em 27 de fevereiro.

Desde fevereiro a Subprefeitura Lapa realizou operações no entorno do Ceagesp para retirar as caixas que eram comerciadas ou despejadas irregularmente na região. A retirada das caixas contou, em média, com 20 caminhões e cerca de 100 homens. Até o momento, cerca de 3 milhões de caixas foram retiradas, em operações diárias, e 352 mudas já foram plantadas no local.

Com o trabalho de limpeza da região, engenheiros da Subprefeitura puderam iniciar o projeto de plantio que totalizará 467 árvores nas vias Xavier Kraus, Burno Bauer, Hassib Mofarrej, Othao e Mergenthaler.
Estudo realizado pelos engenheiros da Subprefeitura apontou que a região, de baixa densidade arbórea, seria adequada para receber 16 tipos diferentes de árvores, todos brasileiros: Pau Brasil, Sibipiruna, Aldrago, Coração de Negro, Lofântera da Amazônia, Falso barbatimão, Ipê Roxo de Bola, Ipê Branco, Ipê Amarelo do Brejo, Camboatã, Jacarandá da Bahia, Mirindiba, Manacá da Serra, Guanandi, Cereja do rio grande, Guarantã e Sete Cascas.

“Além da medida ambiental, o objetivo é combater de uma vez por todas essa desordem ao redor do Ceagesp. Queremos evitar o retorno do comercio irregular, que, além de causar transtornos para as pessoas que circulam por lá, pratica crime ambiental”, afirma Ronaldo Camargo, secretário de Coordenação das Subprefeituras.

O trabalho de revitalização da região envolve, em ação conjunta, mais de 150 agentes de 15 órgãos diferentes, como Subprefeituras, Secretaria Municipal de Segurança Urbana, Guarda Civil Metropolitana, Policias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, auditores das receitas municipal e estadual, Covisa, Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, Assistência Social, Procon, Conselho Tutelar, SPTrans e CET.

As pessoas responsáveis pela produção das caixas, assim que identificadas, podem ser responsabilizadas, pela polícia, como autoras e coautoras de crime ambiental (por conta do entulho e dos resíduos nas ruas) e crime contra a saúde publica (as caixas deveriam passar por higienização adequada para eliminar as bactérias e fungos), além de sonegação fiscal, uso irregular de espaço público e exploração de mão de obra.

É importante que a comunidade local ajude a Prefeitura divulgando possíveis irregularidades na região, através do telefone 156 da Prefeitura, pela internet (SAC http://sac.prefeitura.sp.gov.br/) ou diretamente na Praça de Atendimento da Subprefeitura (Rua Guaicurus, 1.000).
Confira abaixo o status atual do plantio:

Rua Xavier Kraus – No trecho anterior a travessa da Av. Mofarrej foram plantadas mudas do lado esquerdo e direito a seguinte espécie:
Espécie: Cassia leptophylla
Nome popular: Falso-barbatimão
Lado direito: 1 plantio de falso-barbatimão
Lado esquerdo: 4 plantios de falso-barbatimão
Rua Xavier Kraus – No trecho entre a Av. Mofarrej e Rua Othão foram plantadas do lado esquerdo somente uma espécie e do lado direito duas espécies:
Lado direito: 16 plantios de Falso-barbatimão
Lado direito: 12 plantios de Sibipiruna
Lado esquerdo: 19 plantios de Sibipiruna

Rua Xavier Kraus – No trecho entre a Rua Othao e Rua Bruno Bauer foram plantadas do lado esquerdo e direito a seguinte espécie:
Espécie: Caesalpinia peltophoroides
Nome popular: Sibipiruna
Lado direito: 31 plantios de Sibipiruna
Lado direito: 16 plantios de Sibipiruna

Rua Xavier Kraus – No trecho entre a Rua Bruno Bauer e Av. Gastão Vidigal foram plantadas do lado esquerdo e direito a seguinte espécie:
Nome cientifico: Pterocarpus violaceous
Nome popular: Aldrago
Lado direito: 11 plantios de Aldrago
Lado esquerdo: 10 plantios de Aldrago

Avenida Mofarrej – No trecho entre a Rua Xavier Kraus e a Marginal Pinheiros.
Espécie: Handroanthus Chrysotricha
Nome popular: Ipê amarelo
Lado direito: 20 plantios de Ipê amarelo
Lado esquerdo: 23 plantios de Ipê amarelo

Rua Hassib Mofarrej – No trecho entre a Av. Mofarrej e Rua Othao
Nome cientifico: Lophanthera Lactescens
Nome popular: Lofântera
Lado direito: 6 plantios de Lofântera
Lado esquerdo: 27 plantios de Lofântera

Rua Hassib Mofarrej - No trecho entre a Rua Othao e Rua Bruno Bauer foram plantadas do lado esquerdo e direito a seguinte espécie:
Nome cientifico: Lafoensia glyptocarpa
Nome popular: Mirindiba-rosa
Lado direito: 16 plantios de Mirindiba
Lado esquerdo: 40 plantios de Mirindiba

Rua Hassib Mofarrej - No trecho entre a Rua Bruno Bauer e Av. Gastão Vidigal foram plantadas do lado esquerdo e direito a seguinte espécie:
Nome cientifico: Tibouchina granulosa
Nome popular: Quaresmeira
Lado direito: 3 plantios de Quaresmeira
Lado esquerdo: 8 plantios de Quaresmeira

Rua Mergenthaler – No trecho entre a Av. Mofarrej e Rua Othao foram plantadas do lado esquerdo e direito a seguinte espécie:
Nome cientifico: Caesalpinia echinata
Nome popular: Pau-brasil
Lado direito: 6 plantios de pau-brasil
Lado esquerdo: 29 plantios de pau-brasil

Rua Mergentheler – No Trecho entre a Rua Othao e Rua Bruno Bauer foram plantadas do lado esquerdo e direito a seguinte espécie:
Nome cientifico: Handroanthus roseo-alba
Nome popular: ipê-branco
Lado direito: 20 plantios de ipê-branco
Lado esquerdo: 14 plantios de ipê-branco

Rua Mergentheler - No trecho entre a Rua Bruno Bauer e Av. Gastão Vidigal foram plantadas do lado esquerdo e direito a seguinte espécie:
Nome cientifico: Handroanthus roseo-alba
Nome popular: Ipê-branco
Lado direito: não há plantio
Lado esquerdo: 17 plantios

Rua Othao - Estão sendo abertas mais 58 pontos para plantio

Rua Bruno Bauer - Estão sendo abertas mais 57 pontos para plantio