Rua no Jaguara é a primeira na Região da Subprefeitura Lapa a receber asfalto ecológico

A região da Subprefeitura Lapa já foi beneficiada com a implantação de asfalto ecológico. A primeira via a contar novidade foi a Rua Maria do Carmo Marialva Aranha, no Jaguara que teve sua pavimentação concluída recentemente

 

Totalizando 2.000 m² de área, a pavimentação da rua foi realizada utilizando tecnologia alemã aplicada pela FREMIX, empresa especializada, que detém o contrato de implantação e manutenção de pavimentos por meio da Superintendência das Usinas de Asfalto da Prefeitura Municipal (SPUA).

O asfalto ecológico consiste no desenvolvimento e aplicação de uma massa asfáltica que utiliza restos de fresa (RAP) e Resíduos de Construção Civil (RCC), ou seja, entulho proveniente de demolição na sua formulação, aproveitando este material e propiciando uma destinação correta aos detritos que antes iriam para um aterro sanitário. Restos do edifício São Vito, das demolições da Praça Roosevelt e também da Praça das Artes irão compor as próximas pavimentações. Pela cidade, 30 ruas já receberam o asfalto ecológico.
Em breve a tecnologia para o aproveitamento de entulho será aplicada também na construção de calçadas.

Além do compromisso com o meio ambiente, a iniciativa pode ser considerada sustentável também pelo fato de tornar o serviço de pavimentação até 60% mais barato, uma vez que economiza-se na compra de pedriscos e outros materiais e também com o transporte.

Na região da Subprefeitura Lapa, que possui cerca de 500 km de extensão de vias, apenas 1% ainda não conta com pavimentação. A expectativa é de que com a utilização do asfalto ecológico esta pavimentação alcance os 100% de abrangência em sua região.