Os 147 anos do Jaçanã

“Estamos comemorando um momento histórico na região, em nove meses de gestão, realizamos 40 mutirões de zeladoria”, ressaltou o prefeito regional Alexandre Pires

A Prefeitura Regional do Jaçanã/Tremembé realizou no sábado, dia 30, na Avenida Benjamin Pereira, a festa dos 147 anos do bairro, com Faça Seu Bairro Lindo, muitas atividades de serviços e shows. Durante a semana várias atividades de zeladoria foram feitas, dentre os serviços, varrição, capina, pintura de postes e guias, manutenção de logradouros, manutenção de galerias e bueiros, tapa buraco, retirada de lixo e combate aos pontos viciados com descarte irregular – e montagem de jardins com material reciclado – pneus, madeiras e outros. O Ecoponto Móvel também ficou na região durante a semana.

“Estamos comemorando um momento histórico na região. Em nove meses de gestão, realizamos 40 mutirões de zeladoria dentro do programa Bairro Lindo, sendo que a ideia é resgatar o amor ao bairro, o amor ao Trem das Onze de Adoniran Barbosa, do Pássaro, da Cinematográfica Maristela e do Museu Memória do Jaçanã, na certeza de uma gestão voltada para o fortalecimento e integração do poder público com a sociedade”, ressaltou o prefeito regional Alexandre Pires.
O monumento Marco da Paz, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que foi instalado em 2013 na Praça João Batista Vasques, foi restaurado. Passou por limpeza e uma pintura realizada pelos voluntários do Rotary Clube Jaçanã. Ganhou um novo badalo em um sino agora com brilho. Foi realizado também plantio de várias mudas, realizado pelo Grupo de Escoteiros Jaçanã – 126.

A unidade de atendimento móvel “COHAB na Área” realizou aproximadamente 40 atendimentos para mutuários que precisavam atualizar cadastros, retirar segunda via de boletos ou esclarecer dúvidas. Fez também a entrega de termos de quitação dos imóveis de quem recebeu a convocação e também recebeu os que estavam dispostos a renegociar parcelas pendentes dos contratos. “Estamos felizes por poder anunciar que superamos a meta da entrega de termos de quitação, de janeiro até agora. Já são 4,7 mil entregues, o que garante a propriedade dos imóveis para estas famílias na zona norte e nas demais regiões onde a COHAB já esteve com nossa estrutura de atendimento itinerante”, afirmou o presidente da COHAB Edson Aparecido.
A Sabesp também participou do evento, representada por Eliana Guarda e equipe. Foi realizada uma campanha sobre o uso racional da água e saneamento básico, além da distribuição de água. O Detran esteve participando com “Foca no Trânsito”. O Batalhão de Choque, a Cavalaria da Polícia Militar do Estado de São Paulo e o Corpo de Bombeiros também participaram das festividades do Jaçanã.
A equipe da SUVIS Jaçanã/Tremembé, coordenada por Iara Ferreira, fez um trabalho educativo por meio de orientação sobre e exposição de sinantropicos – insetos, roedores e escorpião, dando ênfase aos cuidados com o mosquito da dengue.
O Instituto de Defesa e Apoio da Mulher – IDEAM , coordenado pela advogada Jacira Reis, realizou atendimentos jurídicos.
Shows: Acadêmicos do Tucuruvi, a bailarina Duda Nogueira, o cantor Mazinho Campos, da Escola de Samba Gaviões da Fiel, Alarico Rezende, a banda Os Korujas, Val Diniz e Viviane Abrahão, os Blocos Sacada Gil e Tio Helião e Unidos do Jaçanã.
Sessão Solene – As festividades dos 147 anos do Jaçanã serão concluídas com Sessão Solene no Salão Nobre da Câmara Municipal dia 4, às 19 horas, proposta pelo vereador Conte Lopes, em homenagem ao bairro. Na oportunidade, serão homenageados empresários pelo empreendedorismo na região.