Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

Prefeitura de São Paulo realiza diversas ações de adaptação e mitigação, inclusive tem um Plano de Ação Climática em implantação

O Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas nos alerta para os desafios e medidas urgentes que devem ser tomadas diante das ameaças, riscos e desastres causados pelo clima que atingem a população em todos os lugares. Entre os objetivos da data está, também, a divulgação de ações que podem ajudar a diminuir o agravamento dos impactos climáticos. Nas cidades, é necessário aumentar a capacidade adaptativa da infraestrutura e das pessoas e isso implica em atuar na diminuição das causas de suas vulnerabilidades.

Ações que a Cidade de São Paulo já está realizando:

Para reduzir a emissão de gases que causam o efeito estufa - Transição energética com substituição da frota de ônibus municipal a diesel por veículos elétricos

Avançando na determinação da Política Municipal de Mudança do Clima e do Plano de Ação Climática do Município, uma das principais estratégias adotadas para promover a mobilidade sustentável e a redução das emissões dos gases de efeito estufa, que causam o aquecimento global, está a aquisição de ônibus elétricos, em substituição à frota movida a diesel (combustíveis fósseis). Segundo o Programa de Metas, até o final de 2024, ao menos 20% da frota de ônibus municipais (2.600 ônibus) será composta por veículos de matriz energética limpa.

Foto: Entrega de 50 Ônibus Elétricos para a Cidade de São Paulo - Leon_Rodrigues_SECOM

Para refrescar e fortalecer a biodiversidade - Ampliação da arborização, parques e áreas verdes

A equipe técnica da SVMA já elaborou vários planos verdes que visam aumentar a biodiversidade local e garantir mais qualidade de vida para a população. Esses planos colaboram com o aumento da cobertura vegetal, amenizando os efeitos e os riscos causados pelas mudanças climáticas como ondas de calor e enchentes, além de melhorarem a paisagem, a drenagem urbana e as condições de vida dos munícipes. Outra medida é o aumento constante do número de parques urbanos, lineares e unidades de conservação, abrangendo todas as subprefeituras e promovendo o fácil acesso das pessoas ao lazer e ao meio ambiente.

Em fevereiro, a Prefeitura declarou como de utilidade pública 32 áreas verdes particulares, que foram transformadas em áreas de preservação ambiental, o que representa 10,9% do território. Essa iniciativa garante que a cidade tenha 26% de seu território sob proteção municipal, estadual ou federal, e que servirão para ampliar e criar ainda mais parques e unidades de conservação.

Foto: Parque Natural Municipal Bororé, SVMA

Foto: Área do futuro Parque Linear Córrego do Bispo, Zona Norte de São Paulo

 

Ações para combater e enfrentar altas temperaturas e as ondas de calor

Em função do aquecimento global, temos observado nos últimos anos o aumento frequente das temperaturas médias mundiais e seus efeitos nocivos que atingem principalmente as pessoas mais vulneráveis: idosos e crianças. As ondas de calor acontecem quando temos uma temperatura acima da média por um período de mais de cinco dias.

Na Cidade de São Paulo foi criada em 2023 a Operação Altas Temperaturas (OAT), que funciona como um plano de contingência quando há previsão de ondas de calor. São instaladas dez tendas nas regiões mais quentes e com maior fluxo de pedestres da cidade onde são oferecidos: garrafas de água, frutas, sucos e copos de chá gelado, além de livre acesso à água nos bebedouros. A OAT é acionada toda vez que a temperatura na cidade atinge 32°C ou mais e visa proteger as pessoas em situação de rua e as que precisem de apoio e um local para refrescamento nos dias mais quentes ou até um encaminhamento para atendimento médico.

Com a previsão de nova onda de calor, a partir de 12/03, a Prefeitura ativará novamente as tendas, oferecendo acolhimento para qualquer pessoa que precise de um abrigo para descansar e se hidratar. Desde o início, em setembro de 2023, a OAT já realizou 1.150.155 atendimentos.

Foto: Tenda da Operação Altas Temperaturas. Edson Lopes Jr. /Secom