Saiba como funcionam os hospitais veterinários públicos da capital

Unidades, localizadas nas regiões Norte, Sul, Leste e Oeste, atendem a população de baixa renda residente na cidade de São Paulo

A cidade de São Paulo conta com quatro hospitais veterinários públicos localizados nas zonas Leste, Norte, Sul e Oeste para prestar atendimento clínico e cirúrgico aos animais de estimação. O serviço, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, visa atender a população de baixa renda, e é exclusivo aos munícipes residentes na cidade de São Paulo. Os atendimentos são realizados conforme disponibilidade de vaga e com priorização dos casos de urgência e emergência, que seguem critérios médicos.

Os hospitais oferecem serviços gratuitos de consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internação. No total são sete especialidades: oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.

Diferença entre urgência e emergência

Muitas pessoas têm dúvidas de como são avaliados os casos de urgência e emergência veterinária. O atendimento de urgência é aquele que não possui um risco de morte iminente, mas se não for tratado pode evoluir para um quadro mais grave. Exemplos: tumores com feridas, icterícia (animal amarelado) e secreção na região genital no caso de fêmeas.

Já o atendimento de emergência é tudo que implica risco iminente de morte, que deve ser tratado nos primeiros momentos após sua constatação. Exemplos: atropelamentos, hemorragia ativa, convulsão, perda de consciência, falta de ar e obstrução uretral.

Documentos obrigatórios

Para ser atendido, o tutor deve apresentar os documentos obrigatórios: Registro Geral do Animal (RGA), documento do tutor constando foto e Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de comprovante de endereço e comprovante de cadastro em programa social, se houver. É feita triagem social na recepção.

Casos não emergenciais – como funciona o atendimento

Nas unidades das zonas sul, norte e leste, o atendimento para casos não emergenciais funciona mediante agendamento presencial, para atendimento na semana seguinte, conforme disponibilidade de vaga. Quando houver feriado, o agendamento acontece no primeiro dia útil subsequente; uma vez agendado, basta o tutor retornar ao hospital com o animal no dia e horário definidos. A medida não afeta os casos de urgência e emergência, que continuarão sendo atendidos em qualquer horário do funcionamento da unidade.

Já o hospital veterinário público da zona oeste segue com o modelo antigo conforme ordem de chegada, mediante distribuição de senhas, que ocorre a partir das 7h, de segunda a sexta-feira.

Serviço

Hospitais veterinários públicos

- Unidade Leste
Endereço: Av. Salim Farah Maluf, esquina com R. Ulisses Cruz, lado par – Tatuapé
Triagem social obrigatória na recepção
Agendamento presencial de casos não emergenciais todas as terças-feiras, das 14h às 16h

- Unidade Norte
Endereço: Rua Atílio Piffer, 687 - Casa Verde
Triagem social obrigatória na recepção
Agendamento presencial de casos não emergenciais todas as quartas-feiras, das 14h às 16h

- Unidade Sul
Endereço: Rua Agostino Togneri, n° 153 – Jurubatuba
Casos não emergenciais são atendidos conforme ordem de chegada, mediante distribuição de senhas, de segunda a sexta-feira a partir das 7h.
Agendamento presencial de casos não emergenciais todas as segundas-feiras, das 14h às 16h. Também com triagem social obrigatória na recepção.

- Unidade Oeste
Endereço: Av. Professor Orlando Marques de Paiva, 87 – Butantã (USP)
Triagem social obrigatória na recepção
Casos não emergenciais são atendidos conforme ordem de chegada, mediante distribuição de senhas, de segunda a sexta-feira a partir das 7h.